Um vídeo que mostra um policial do Texas empunhando sua arma e agredindo jovens negros em uma detenção durante uma festa em uma piscina comunitária gerou revolta no país. Eric Casebolt, do condado de McKinney, foi colocado em licença administrativa após o episódio de sexta-feira, onde ordenava aos berros que os jovens se deitassem no chão.
No vídeo, Casebolt joga uma adolescente de 14 anos no chão e a segura violentamente, sacando posteriormente sua arma quando dois jovens negros se aproximam, aparentemente para tentar interceder. Ele xinga os jovens e ordena que não reajam. Não está claro ainda o motivo da detenção.
Ativistas locais convocaram um protesto na cidade para esta segunda-feira, o tema esteve entre os mais falados do Twitter e as imagens foram amplamente divulgadas. Muitos pediam a expulsão de Casebolt, que agora será investigado pela polícia.
“Este vídeo gerou preocupações que estão sendo investigadas pelo departamento de Polícia de McKinney”, segundo um comunicado.
Durante o ano passado, vários casos de agressão e mortes geraram preocupação sobre o uso da força policial nas comunidades negras do país. Com 150 mil habitantes, McKinney é uma dos subúrbios de Dallas com maior divisão racial, segundo levantamentos.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hKSQYlJ5vk4&w=640&h=390]
[tube]http://www.youtube.com/watch?v=hKSQYlJ5vk4[/tube]
Fonte: O Globo