Last updated on 10 de agosto de 2025
Quatro pessoas suspeitas de aplicar golpes por meio de anúncios falsos de venda de veículos foram presas nesta sexta-feira (1º) em Mato Grosso. A operação, batizada de Anúncio Dublê, foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso.
Os mandados de prisão foram cumpridos nas cidades de Nova Maringá, Cáceres, Várzea Grande e na capital Cuiabá. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Piauí, responsável pela investigação que identificou o esquema criminoso.
Leia também:
- Operação Reset: fraude milionária na Strans cancelou 2 mil multas e desviou R$ 500 mil
- Mulher é presa em Teresina ao tentar abrir conta com documentos falsos de procuradora federal
- TCE aplica mais de R$ 6,6 milhões em multas e inabilita oito servidores por desvio em benefícios previdenciários no PI
As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Dr. Valdemir Ferreira Santos.
Segundo o delegado Humberto Mácola, titular da DRCI, os investigados fazem parte de grupos especializados em fraudes por meio de anúncios falsos de carros e motos. O modus operandi consistia em intermediar falsas negociações entre compradores e vendedores, criando a ilusão de que uma terceira parte confiável estava envolvida na transação.
“Os criminosos orquestravam encontros e solicitavam transferências bancárias para contas deles, fazendo as vítimas acreditarem que estavam fechando um negócio legítimo”, explicou o delegado.
Além das prisões, a DRCI informou que contas bancárias dos envolvidos foram bloqueadas por determinação judicial, com o objetivo de ressarcir as vítimas dos valores desviados.
A operação reforça a atuação da DRCI em crimes cibernéticos com impacto interestadual, destacando a importância da cooperação policial para o combate a fraudes digitais.

