SÃO PAULO – A Polícia Militar recapturou, até o fim da manhã desta terça-feira, 13, 22 dos 54 jovens que escaparam da unidade da Fundação Casa de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A fuga, a maior dos últimos cinco anos da instituição, aconteceu após um motim dos internos na tarde desta segunda-feira, 12. A PM segue com as buscas na região.
Compartilhe este post
A Corregedoria-Geral da Fundação Casa (antiga Febem) abriu uma sindicância e tem o prazo de 90 dias para apurar as causas do tumulto. Além de quebrar objetos dentro do prédio, os internos, mesmo desarmados, fizeram o diretor da unidade, Orlando Vieira Mendes, e outros 28 funcionários reféns. Por uma falha da PM, os adolescentes conseguiram pular o muro lateral enquanto viaturas da corporação esperavam no portão dianteiro. A Fundação Casa de Itaquera, com capacidade para 150 pessoas, abrigava 103 jovens.
Na manhã desta segunda-feira, houve um motim em outra unidade, na Vila Leopoldina, na zona oeste, e nenhum interno fugiu. Ainda é investigada a ligação entre os dois casos.