Last updated on 4 de junho de 2025

O Pix ganhará uma nova funcionalidade destinada a pagamentos recorrentes de contas e mensalidades. Esta modalidade, conhecida como Pix automático, busca simplificar a quitação de despesas regulares.
Como vai funcionar o pix automático
A nova ferramenta permitirá que o usuário autorize o débito uma única vez para despesas como contas de água, luz, mensalidades de escolas, academias, planos de saúde ou assinaturas digitais. Com isso, não haverá necessidade de repetir a operação de pagamento a cada mês.
Um dos principais diferenciais é que o Pix automático poderá ser autorizado para transações com qualquer empresa, independentemente da existência de um convênio prévio entre a empresa e a instituição bancária do pagador. De acordo com o Banco Central, a expectativa é que esta nova funcionalidade substitua o débito automático com o tempo.
Os usuários terão controle sobre os pagamentos, podendo cancelar a operação até a meia-noite do dia anterior à data programada para a cobrança.
Disponibilidade da nova função
A funcionalidade do Pix automático já se encontra disponível para clientes do Banco do Brasil. Para os demais bancos, a ampliação do serviço está prevista para iniciar a partir do dia 16 de junho. Atualmente, as instituições bancárias estão em fase de testes da nova ferramenta. O Banco Central deve detalhar as regras de funcionamento do Pix automático ainda nesta semana.
Leia também:
- Cassinos Online no Brasil e o Impacto do PIX
- Drex e privacidade: promessa de sigilo do BC diante da polêmica sobre vigilância e fim do dinheiro
- Drex: A moeda digital brasileira chegou para transformar seu bolso – Saiba quando começa a circular!
- Drex entra em nova fase de testes para acelerar a digitalização econômica no Brasil
