Cuidar da pele deixou de ser um hábito de luxo para se tornar algo indispensável na rotina de muitas pessoas. Seja utilizando apenas um limpador facial diariamente, ou investindo em produtos como um esfoliante para o corpo, homens e mulheres buscam melhorar a autoestima, oferecer a si momentos de bem-estar e melhorar a saúde como um todo através do skincare.
Muitos tratamentos para acne, linhas de expressão, rugas e manchas utilizam ativos que reduzem o ressecamento da pele, que é um dos responsáveis pelo agravamento destes quadros. Confira a seguir tudo sobre pele ressecada, os principais motivos para isto ocorrer e como prevenir o surgimento de outros problemas relacionados à falta de hidratação.
Como identificar uma pele ressecada
É comum que ao falarmos de pele ressecada, a imagem associada seja de uma pele descuidada, com aspecto envelhecido e textura rígida. No entanto, uma pele com pouca hidratação vai mostrando sinais aos poucos, até chegar ao estado mais crítico de sinais visíveis. Alguns sintomas de peles ressecadas são:
- superfície descamada e esbranquiçada: a perda de viço é um dos primeiros sinais que uma pele precisa de mais hidratação e cuidados, principalmente em climas frios;
- texturas e poros realçados: poros dilatados e texturas rígidas na pele, principalmente ao redor dos olhos, nariz e boca indicam a necessidade de mais hidratação;
- surgimento de espinhas agrupadas: espinhas, cravos e acne aparecendo em uma única área do corpo podem indicar que a pele está ressecada, já que são resultado da produção de mais oleosidade pelo corpo.
Tipos de pele mais comuns
É importante lembrarmos que cada pessoa possui um tipo de pele, que pode apresentar diferentes aspectos conforme influência do ambiente externo, saúde do corpo em geral e uso de produtos cosméticos. No geral, as peles mais comuns estudadas por profissionais e pela indústria da beleza são:
- pele normal: apresenta texturas equilibradas, sem excesso de oleosidade e com viço natural;
- pele mista: alterna entre dias com menor e maior produção de oleosidade, mas que pode ser controlada com limpeza e hidratação adequadas;
- pele oleosa: mantém alta produção de oleosidade, afetando poros, com textura mais grossa e presença de acne;
- pele seca: pouca capacidade de manter a hidratação nas células, geralmente acompanhada de sensibilidade, aparência esbranquiçada e texturas marcadas.
Como evitar o ressecamento da pele
A melhor forma de identificar o seu tipo de pele é consultando uma pessoa profissional de dermatologia. Através de exames clínicos será possível afirmar quais as necessidades específicas do seu corpo, assim como a capacidade de manter hidratação, duração do ciclo de renovação das células e produtos adequados para um tratamento antirressecamento.
Manter hábitos saudáveis
Assim como para manter a saúde de forma geral, investir em hidratação constante e alimentação saudável é a melhor maneira de melhorar o aspecto da pele. Pessoas com peles secas podem se beneficiar do uso de produtos compostos de ativos como ácido hialurônico, mas o melhor resultado é sempre de dentro para fora.
Tomar banhos com água muito quente, expor a pele à luz do sol sem uso de protetor, ou ainda manter contato frequente com produtos químicos pode ressecar ainda mais peles já afetadas. Em climas frios, faça uso de cremes hidratantes, evite roupas que façam atrito direto com a pele, e reduza a ingestão de álcool, que afeta diretamente a saúde da pele.
Tratamento adequado para cada tipo de pele
Após consultar um especialista em dermatologia, é possível iniciar o uso de produtos como esfoliantes, tônicos renovadores e cremes hidratantes. Eles podem estimular a produção de células saudáveis no rosto, deixando a pele mais macia, luminosa e com linhas de expressão suavizadas.
Tenha uma rotina de skincare adequada e com produtos de qualidade
Mesmo fazendo uso de cosméticos com princípios ativos de alta performance na formulação, garanta o uso correto destes produtos. Esfoliantes devem ser usados conforme indicação profissional, respeitando o tempo de descanso de cada tipo de pele.
Alguns séruns que estimulam a renovação celular podem sensibilizar a superfície da pele, aumentando o ressecamento e a vermelhidão temporariamente. Faça uso deste tipo de produto durante a noite, respeitando o tempo de uso e o intervalo entre uma aplicação e outra.
Compartilhe este post