O que seria o nascimento de dois bebês virou uma surpresa emocionante para Roseane Dias Martins, de Cametá, no Pará, com a chegada de trigêmeos no Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB). A descoberta do terceiro filho aconteceu apenas durante o parto em Barcarena.
Internada em Barcarena em 22 de maio devido à síndrome hipertensiva da gravidez e trabalho de parto prematuro, Roseane permaneceu na UTI adulta até 5 de junho. No parto normal, além dos gêmeos esperados, um terceiro bebê nasceu. São duas meninas e um menino: Ravi, Rafaela e Rosiane.
Leia também:
Por serem prematuros e com baixo peso, os trigêmeos necessitaram de cuidados intensivos na UTI neonatal do HMIB. A equipe multiprofissional focou em acolhimento humanizado, utilizando o Método Canguru (contato pele a pele), a rede Hammock (simulando o ambiente uterino) e o ofurô neonatal (para relaxamento e redução de cólicas).
Poliana Rodrigues, diretora do HMIB, explicou que o Método Canguru, com o contato direto entre bebê e pais, estabiliza sinais vitais, estimula a amamentação, fortalece o vínculo familiar e reduz o tempo de internação.
A história de Roseane e seus três filhos em Barcarena destaca a superação e o cuidado especializado oferecido a bebês prematuros.

