Os alunos do Projovem Urbano, em Amarante, tiveram o primeiro dia de aula nesta terça-feira, 25, no núcleo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Nos primeiros meses de execução do programa, as aulas eram ministradas em uma escola do município.
A iniciativa da Secretaria de Educação do Governo do Estado foi recebida pelos 200 alunos e pelos monitores com satisfação. De acordo com o orientador de Educação Profissional e Telemática, Adailton Veloso, as melhorias são significativas para os alunos. “Eles estão empolgados, pois o local é agradável e ainda conta com ar-condicionado e ventiladores.”
A mudança ocorreu após os alunos serem proibidos de entrar na Unidade Escolar Municipal Antonio Gramoza na noite de terça-feira, 18, segundo a gestão municipal, por falta de um entendimento entre estado e município.
A versão foi contestada pela coordenação geral do Projovem no Piauí ao assegurar que houve acordos e que, se não foram cumpridos, foi por parte do município, que seria o único beneficiado com o programa em razão do censo Escolar.
Em nota enviada ao Somos Notícia, a Seduc confirmou a parceria com a Uespi, onde hoje acontecem as aulas no município. “Os alunos estão bem, e eles gostaram da mudança. A ajuda de custo (R$ 100,00) está sendo repassada a eles normalmente”, completa o orientador.
A nota deixa clara a parceria entre Seduc e Uespi, obtida com o apoio do reitor Dr. Nouga Cardoso Batista. “Após atitudes de recusa da Administração Municipal de Amarante-Pi em relação ao Programa Projovem Urbano, com proibição de entrada de alunos e educadores na Unidade Educacional onde funcionava o núcleo do referido Programa, a SEDUC-PI tomou imediatas providências e firmou parceria com a UESPI (Universidade Estadual do Piauí), mediante comunicação com Reitor, o Dr. Nouga Cardoso Batista, para prosseguimento das atividades do Projovem Urbano no Campus da UESPI de Amarante-PI.”
“Temos apenas uma pequena dificuldade, que é o armazenamento da merenda dos alunos. Mas a coordenação estadual do Projovem já tomou conhecimento e já executando as medidas cabíveis”, encerra.
Parceria entre Seduc e Uespi
Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos: Adailton Veloso