Na quarta-feira, 10 de maio, às 19h30 GMT:
Durante anos, os ativistas climáticos concentraram seu trabalho em deter alguns dos maiores poluidores do mundo – de empresas de combustíveis fósseis à indústria da carne e à agricultura industrial. E embora continuem sendo alguns dos maiores contribuintes para a crise climática, há um culpado climático menos conhecido que é frequentemente esquecido: os militares.
Especialistas apontaram que o Departamento de Defesa dos EUA é o maior emissor individual de gases de efeito estufa do mundocom os militares dos EUA referidos como “um dos maiores poluidores climáticos da história.” Na verdade, estudos sugerem que se todos os militares do mundo fossem um país, eles seriam o quarto maior emissor do mundo.
E além das emissões de Humvees, aviões de guerra e tanques, a guerra moderna tem um efeito devastador no planeta. De campanhas de bombardeio a ataques de drones, a guerra libera emissões de gases de efeito estufa, compromete a geodiversidade, podendo causar contaminação do solo e do ar.
Neste episódio do The Stream, veremos a escala das emissões militares e se uma sociedade menos militarista não é boa apenas para as pessoas, mas também para o planeta.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post