A Polícia Federal no Piauí deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Estafermo, que investiga um esquema de desvio de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), no município de Paes Landim, a 406 km de Teresina. A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão.
Investigação e desvio de recursos
A Polícia Federal estima que o prejuízo causado pelo esquema ultrapasse R$ 30 mil. A investigação teve início após uma denúncia da Câmara Municipal de Paes Landim, que apontou o uso indevido de dados de beneficiários do Bolsa Família para emissão de notas fiscais frias e desvio de recursos para despesas pessoais de gestores municipais.
O FNAS é um fundo público destinado a fornecer recursos e cofinanciar a gestão, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social. Os recursos são direcionados aos Fundos de Assistência Social Municipais e do Distrito Federal para a execução de serviços socioassistenciais, programas e para o aprimoramento da gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
A operação
Durante a Operação Estafermo, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Paes Landim, com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato e falsidade ideológica.
![Operação Estafermo da PF investiga desvio de recursos do FNAS em Paes Landim. Saiba mais sobre a fraude no Bolsa Família](https://controle.somosnoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/operacao-estafermo-da-policia-federal.jpeg)