A Operação Draco 198 foi realizada na manhã desta terça-feira (18), na Zona Sudeste de Teresina, com o objetivo de cumprir 32 mandados.
O alvo da operação são suspeitos de integrar uma facção criminosa. Alguns dos presos são investigados pela tentativa de homicídio contra um adolescente de 14 anos, ocorrida no dia 2 de outubro de 2024, na mesma região da capital.
O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, informou à imprensa que a operação mirou dois núcleos da facção. Um deles está envolvido no crime de outubro de 2024, que foi filmado pelos próprios suspeitos e divulgado nas redes sociais. O outro tem participação em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e posse e porte ilegal de armas.
Até às 10h desta terça-feira (18), cinco pessoas haviam sido presas. Dentre elas está uma mulher que, conforme a Polícia Civil do Piauí (PCPI), tinha mandados de prisão em aberto por homicídio e associação criminosa e é investigada por participar do “tribunal do crime”.
Durante a entrevista concedida por Charles Pessoa à TV Clube, um dos suspeitos tentou fugir e trocou tiros com a polícia. Os policiais do Draco o perseguiram e conseguiram prendê-lo. “Um dos investigados tentou fugir, estava circulando em algumas residências. Graças ao apoio do [helicóptero] do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) tivemos êxito na ação”, comentou o delegado à emissora.
Além das prisões, o Draco fez buscas e apreensões em 24 endereços no residencial Pedro Balzi e nos bairros Monte Horebe, Novo Horizonte e Santo Antônio, todos na Zona Sudeste de Teresina.
A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi), Bopaer e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

