A Polícia Militar do Piauí (PMPI) lançou, nesta quarta-feira (03), a Operação Boas Festas 2025, uma medida que visa reforçar a segurança na capital piauiense durante o período de intensas compras e festividades de fim de ano. O planejamento estratégico da PMPI prevê a mobilização de 300 policiais adicionais por dia, distribuídos em todos os turnos, para atuar em Teresina.
O objetivo central desta operação é garantir a segurança tanto para os consumidores e trabalhadores quanto para o comércio local. O período abrange o Natal, o Réveillon e o início das férias escolares, momentos em que o fluxo de pessoas e o volume de recursos financeiros em circulação aumentam significativamente, especialmente devido ao pagamento do 13º salário, o que impulsiona a economia.
Segundo o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o reforço policial atende a uma demanda social e ao ritmo acelerado da economia neste momento. O Centro de Teresina é o foco prioritário, sendo reconhecido como o principal polo comercial da capital, local que ainda concentra um grande fluxo de pessoas durante o dia, apesar da existência de imóveis abandonados.
“O aquecimento do comércio é uma grande demanda, o grande fluxo de pessoas ainda é no Centro da capital. Mesmo com essa evasão que existe aqui, com mais de 400 imóveis abandonados, há um grande comércio que só tem produtos encontrados aqui. Então, durante o dia, há essa grande circulação de pessoas e precisamos marcar presença com a Polícia Militar para dar apoio ao cidadão de bem que vem para realizar suas compras e demandas”, disse o comandante.
Para assegurar o apoio ao cidadão que realiza suas compras e dar proteção às áreas comerciais, o policiamento extra utiliza todas as modalidades disponíveis da corporação. Isso inclui o emprego de viaturas, motopatrulhamento, equipes a pé e policiamento montado, além do apoio de unidades especializadas.
As ações de segurança na área central serão coordenadas pelo 1º Batalhão, que conta com o suporte do 6º e 9º Batalhões, cobrindo áreas adjacentes e a Zona Leste da cidade. O efetivo ampliado intensificará as rondas e a presença em pontos estratégicos, mantendo-se ativo até o início de janeiro, abrangendo todo o período de festas.

Be First to Comment