Após o incêndio que atingiu a Blue Zone da COP30, área de acesso restrito em Belém, nesta quinta-feira (20), o local de negociações oficiais deixou de ser responsabilidade da ONU e passou a ser de responsabilidade do governo brasileiro, segundo uma nota oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC). O incidente, que começou em um dos estandes, causou correria e a evacuação imediata da área.
O braço da ONU dedicado às mudanças climáticas (UNFCC) esclareceu que o local “não é mais considerado Blue Zone” e está agora sob a autoridade do país anfitrião, o Brasil. Antes do ocorrido, a segurança da área de acesso restrito ficava sob responsabilidade das Nações Unidas.
A evacuação foi ordenada pelo chefe do Corpo de Bombeiros do Pará, responsável por conduzir uma verificação completa de segurança para apurar a causa do fogo, que ainda não foi confirmada.
Apesar do susto e da correria, a organização da COP30 confirmou que não houve feridos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que a organização aguarda um parecer sobre o incidente para determinar a retomada das negociações. A decisão de quando os participantes poderão voltar à Blue Zone — se ainda nesta quinta-feira ou apenas na sexta-feira (21) — depende dessa avaliação.
Com informações da CNN

Be First to Comment