Um ônibus escolar caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, no domingo (24), resultando em 17 mortes e 29 feridos. O veículo seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontecia o projeto Pôr do Sol na Serra.
O acidente ocorreu na tarde de domingo, quando o motorista perdeu o controle da direção. Testemunhas relataram que o ônibus transportava cerca de 40 pessoas e muitos passageiros estavam sem cinto de segurança, sendo arremessados para fora do veículo.
O local do acidente é de difícil acesso, com pouca iluminação, o que dificultou os trabalhos de resgate. Equipes do município, SAMU e Corpo de Bombeiros atuaram no resgate das vítimas.
De acordo com o SAMU, 16 pessoas morreram no local e uma gestante, que havia sido encaminhada ao Hospital Regional da Mata, não resistiu aos ferimentos. A Secretaria de Comunicação do estado informou que o número de vítimas pode aumentar após a retomada das operações de resgate.
O governador Paulo Dantas (MDB) decretou luto oficial de três dias e determinou “mobilização total do estado” para atender as vítimas e suas famílias. A ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, lamentou a tragédia, especialmente por ocorrer em novembro, mês da Consciência Negra, e em um local de grande importância para a história da luta contra a escravidão no Brasil.
A Serra da Barriga abrigou por quase um século o Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão. O quilombo, formado no século XVII por pessoas escravizadas que fugiam dos engenhos, chegou a ter 30 mil habitantes.

Be First to Comment