Dr. Pessoa é o novo prefeito de Teresina. O candidato do MDB desbancou Kleber Montezuma, do PSDB, com 62,31% dos votos, totalizando 225.900 votos. O segundo colocado terminou com 37,69% e 136.666 mil votos. A vitória de Dr. Pessoa crava todas as pesquisas do Instituto Amostragem realizadas durante essa semana.
Na primeira pesquisa, o novo prefeito de Teresina, apareceu com 61,12% das intenções de votos válidos contra 38,88% de Kleber Montezuma. Na segunda pesquisa, Dr. Pessoa obteve 60,26% das intenções de votos contra 39,74% de Montezuma. E na última pesquisa, realizada ontem Dr. Pessoa surgiu com 65,69% dos votos contra 34,31% do candidato do PSDB.
Dr. Pessoa concede entrevista como novo prefeito de Teresina
Dr. Pessoa (MDB), afirmou em entrevista ao meionorte.com que suas primeiras medidas como novo prefeito de Teresina serão a assinatura de criação de um programa para garantir pelo menos uma alimentação, um local para dormir e tomar banho para os sem-tetos, que estão aumentando em Teresina; medidas para garantir a redução do tempo no atendimento médico eletivo e especializado e consultas médicas, além de revisar o Sistema Inthegra de transporte urbano; e a geração de emprego, onde o incentivo à produção na zona rural, como contraponto ao período tucano.
Dr. Pessoa disse que não ficará preso às pautas tradicionais, sobretudo depois do segundo turno, quando ganhou a adesão de nomes com outras pautas, a exemplo da ex-candidata à Prefeitura de Teresina, Gessy Fonseca (PSD) e a vereadora Tanandra Sarapatinhas (Patriotas). “Tenho ideias próprias, mas estou aberto às visões diversas, que antes de serem divergentes são complementares. Quero ser o prefeito que inclui, que soma e faz mais por Teresina, e isso tem a ver também com essas novas pautas, como a defesa dos animais, o empreendedorismo e a inovação”, declarou Doutor Pessoa.
Meio Norte – Quais as primeiras medidas que Teresina deve ter de imediato para ser uma cidade melhor?
Dr. Pessoa – Teresina tem muitas urgências em áreas como saúde, segurança, emprego, transporte. E isso exige medidas rápidas, umas de caráter operacional imediato e outras de encaminhamento sem demora. A segurança, segundo o novo prefeito de Teresina, é uma preocupação enorme da cidadania, e vou criar a Secretaria Municipal de Segurança. Mas tem que ser através da Câmara Municipal e vou fazer o encaminhamento o mais rápido possível. Na saúde, podemos adotar ações mais rápidas e efetivas, porque não se pode admitir esperas de três, quatro ou até seis meses por uma simples consulta. E quero que as obras paralisadas sejam retomadas imediatamente.
Meio Norte – Qual seu primeiro decreto?
Dr. Pessoa – Como novo prefeito de Teresina, vou focar nas políticas públicas. Com o dinheiro que vai sobrar trabalhando republicamente, com o Governo Federal, o Governo Estadual e o Governo Municipal, vamos olhar para todos os níveis, para a indústria, grande e médio, mas olhando para os mais vulneráveis, para os mais simples, para os descamisados.
Meio Norte – Qual seu primeiro ato como prefeito?
Dr. Pessoa – Será com uma caneta azul . Eu vou assinar um decreto para não ver alguém com menos de uma refeição por dia. Essa pessoa tem que ter pelo menos uma refeição por dia, um lugar para dormir e um lugar para tomar banho. Será o meu primeiro ato administrativo. Eu não gostaria de ver ninguém em Teresina se não tiver preenchido esse gosto de cidadania, pelo menos esse gosto de ser respeitado que está na Constituição. Infelizmente cresce muito a exclusão, mas nós vamos incluir esse descamisado, esse desprotegido da sociedade elitizada, da sociedade dominante.
Meio Norte – Como Teresina pode se vincular a um programa de vacinação contra a Covid-19?
Dr. Pessoa – Primeiro de tudo, se associando aos esforços nacionais para que as vacinas reconhecidas pela Anvisa estejam aqui, rapidamente e à disposição de nosso povo. E, acima de tudo, não podemos brigar com as orientações científicas. Queremos a vacina logo, e a Prefeitura vai estar com a estrutura pronta para atender à população.
Meio Norte – Como o senhor com grande experiência política acredita que conseguiu apoio de jovens talentos que têm novas pautas como liberdade empresarial e proteção aos cães e gatos, como Gessy Fonseca e Tanandra Sarapatinhas?
Dr. Pessoa – Creio que tenho a capacidade de diálogo que outros candidatos não mostraram. Tenho minhas ideias, mas estou aberto às visões diversas – que antes de serem divergentes são complementares. Quero ser um novo prefeito de Teresina que inclui, que soma e faz mais por Teresina, e isso tem a ver também com essas novas pautas, como a defesa dos animais, o empreendedorismo e a inovação.
Meio Norte – Como o senhor vai ajudar os teresinenses no acesso aos serviços de saúde mental?
Dr. Pessoa – Essa é uma grande preocupação, principalmente depois da pandemia. E temos que ter ações preventivas, de fortalecimento da saúde física e mental. Também dar o suporte necessário à atenção de quem precisa de apoio, nos vários níveis de exigência. Um exemplo: vamos ter esse tipo de suporte inclusive no Hospital da Mulher, com serviço psicossocial.
Meio Norte – Como a Prefeitura de Teresina pode ajudar a população da cidade que não tem expectativa de emprego imediato?
Dr. Pessoa – Temos várias frentes para enfrentar o desemprego. A primeira,como novo prefeito de Teresina, é a retomada de obras. E vamos ter um grande programa de obras públicas, também vamos criar incentivos para atrair grandes empresas e de modo especial fortalecer o empreendedorismo, com financiamento sem juro dos micro e pequenos negócios, tão fundamentais para gerar emprego. E temos ainda o incentivo à produção na zona rural, hoje abandonada. Com esse conjunto de ações, vamos gerar emprego, ativar a economia e produzir mais qualidade de vida.
Meio Norte: O senhor fala que vai abrir as caixas pretas da Prefeitura de Teresina. Que caixas pretas são estas? O que espera encontrar?
Dr. Pessoa – Há uma regra fundamental no setor público que é a transparência. E faltava transparência. Eu posso falar, por exemplo, dos gastos com a educação. O próprio Tribunal de Contas questionou a aplicação de R$ 100 milhões. Eu quero que tudo isso seja passado a limpo porque o suado dinheiro público tem que retornar para o povo.
Meio Norte – O senhor poderia explicar melhor como os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) vai se unir ao sistema de ônibus urbanos?
Dr. Pessoa- O VLT é parte da estratégia de real integração do transporte, que hoje não há. Temos que conectar o ônibus ao metrô, pensar em ampliar o metrô e olhar o VLT como um caminho para atenuar a pressão de transporte no Centro e preservar áreas tão importantes como a Frei Serafim.
Meio Norte – Como o senhor vai tratar das mulheres e crianças de Teresina?
Dr. Pessoa- Serão tratadas como prioridade na prática e tenho (como novo prefeito de Teresina) políticas bem definidas para esses segmentos. Um exemplo: proteção da criança desde a concepção, criação de creches que garantam atendimento de qualidade enquanto a mãe está trabalhando. E vou criar o Hospital da Mulher, com atenção multidisciplinar, com as mais diversas especializações. O Hospital terá um cuidado inclusive com a mulher vítima de violência doméstica.
Meio Norte – Como o senhor vai tratar os idosos de Teresina?
Dr. Pessoa -Esse é outro segmento que hoje é muito maltratado. Como novo prefeito de Teresina, vou criar espaços de socialização, que acolhem e protegem. Também vamos ter o Hospital do Idoso, um local com atendimento especializado para essas pessoas que merecem um cuidado especial.
Meio Norte – No centro de Teresina existem muitas lojas fechadas e violência noturna. Como devolver o dinamismo e a vida ao Centro de Teresina?
Dr. Pessoa – Temos que apostar em várias estratégias, seja fortalecendo de verdade a economia criativa, seja promovendo a requalificação da área. E tudo isso com uma ação efetiva de combate à violência, onde a Secretaria Municipal de Segurança será fundamental.
Meio Norte- Como o senhor quer trabalhar com os vereadores de Teresina?
Dr. Pessoa – Dialogando e respeitando as atribuições que cabem ao Poder Legislativo. Já estive lá e sei como conversar com os vereadores. A maioria está realmente preocupada com a cidade e deseja ser parte da mudança para uma Teresina melhor.
Texto: Meio Norte
Compartilhe este post