Last updated on 27 de maio de 2025
No bairro Promorar, Zona Sul de Teresina, uma mulher foi arrastada nessa quarta-feira (21) pela força de uma correnteza formada rapidamente em uma das avenidas principais, sendo resgatada por um grupo de moradores em um ato heroico. A capital piauiense registrou um volume alarmante de 87 mm de chuva, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), ultrapassando 80% da previsão climatológica para todo o mês de maio, que era de 104 mm.
Um vídeo do resgate, que circulou nas redes sociais, mostra populares enfrentando a via alagada para retirar a mulher da enxurrada e levá-la em segurança para uma calçada. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Os transtornos não se limitaram ao Promorar. Pelo menos outros dois bairros da Zona Sul foram severamente impactados. No Lourival Parente, uma residência foi invadida pela água, forçando uma moradora a pular o muro para escapar. Ela, que reside com o marido, precisou de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido a uma forte dor nas costas após o salto. O casal teve perdas significativas, incluindo móveis como camas, geladeira, fogão, guarda-roupa, ventiladores e documentos. No bairro Angelim, outro morador teve sua casa parcialmente tomada pela água, mas não se feriu e estava consciente ao ser atendido.
A intensidade das chuvas também foi sentida em outras cidades do interior do Piauí. De acordo com a Semarh, os volumes registrados incluíram 71 mm em Cabeceiras do Piauí, 28 mm em Prata do Piauí, 18 mm em Boqueirão do Piauí, 10 mm em Barras e 9 mm em Esperantina.
A Sala de Monitoramento e Prevenção de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta que a previsão é de mais chuvas para o litoral, Norte e Centro-Norte do Piauí até o próximo domingo (25). As precipitações são favorecidas pela presença de instabilidades atmosféricas.
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento, explicou que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mesmo posicionada mais ao norte do Hemisfério Sul, contribuirá para a entrada de umidade no Norte do estado. “Essa condição, somada à presença de um cavado, que é uma área de baixa pressão que se forma nos médios e altos níveis da atmosfera, criará um ambiente favorável à formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva, principalmente, nos dias 21 e 22 de maio”, afirmou a secretaria em comunicado.
A população deve permanecer atenta aos alertas e buscar informações atualizadas nos canais oficiais.
Leia também:
- Alagamento interdita ponte na BR-222 em Piripiri
- Alerta máximo Inmet: Rio Grande do Sul em risco elevado de tempestades hoje
- Quem era o jovem arrastado pelas águas em Parnaíba? A busca angustiante teve um fim






