Morreu neste sábado em Brasília o ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. O político também foi deputado federal, senador e governador de Pernambuco. A Presidência da República decretou luto oficial de três dias no país.
Marco Maciel tinha 80 anos estava internado para tratar de uma infecção respiratória. Há 7 anos lutava contra a doença de Alzheimer. Advogado, começou na política em 1966,foi deputado, senador, governador de Pernambuco e vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. Também ocupou uma cadeira na academia brasileira de Letras.
Pelas redes sociais, políticos lamentaram a morte o ex-presidente. Fernando Henrique Cardoso disse que a principal característica de Marco Maciel era lealdade e que exercia as suas funções com competência e discrição.
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Maciel contribuiu para o engrandecimento do Brasil pautado por ética e probidade. O presidente do Senado Rodrigo Pacheco considerou uma enorme perda para a política brasileira. já o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que Marco Maciel foi um homem aberto ao diálogo.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decretou sete Dias de luto oficial e declarou que o Brasil perde um político sempre aberto ao entendimento. ACM Neto, presidente do DEM – partido que Marco Maciel ajudou a fundar, falou em história irretocável e dedicação ao Brasil. O corpo de Marco Maciel foi velado no Senado Federal em uma cerimônia fechada para familiares e amigos.
Autoridades dos três poderes compareceram. Os dragões da independência fizeram as honras carregando o caixão em marcha até o salão negro. Marco Maciel deixa mulher e três filhos.
Compartilhe este post