A atriz Lúcia Alves morreu nesta quinta-feira (24), aos 76 anos. Ela estava internada em estado grave há dez dias na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte está relacionada a complicações de um câncer de pâncreas, contra o qual lutava desde 2022.
A luta contra o câncer
Lúcia Alves deu entrada no hospital no dia 14 de abril após passar mal em casa, apresentando muita falta de ar. O quadro de saúde da atriz era considerado grave, e ela permanecia no CTI desde então.
O tratamento contra o câncer de pâncreas havia sido iniciado em 2022. Nos últimos meses, a atriz enfrentou outras complicações de saúde, como infecção urinária e pneumonia, que também exigiram internação hospitalar. Ela retomaria as sessões de quimioterapia no último dia 15, mas a internação impediu a continuidade do tratamento naquele momento.
Em entrevista à coluna Play do O Globo em março deste ano, Lúcia falou sobre como encarava a doença com aceitação:
“A melhor coisa é aceitação. Quando você compreende isso e aceita as coisas, tudo se modifica e fica melhor. Eu aceito a vida com as limitações que ela traz hoje em dia. Mas ainda tomo minha cervejinha. Eu gosto. É uma bebida leve e refrescante. Hoje em dia bebo muito menos, quase nada. E não atrapalha meu tratamento”.
Carreira marcante na TV
Lúcia Alves teve uma carreira extensa e marcante na teledramaturgia brasileira. Entre seus papéis mais lembrados estão a Índia Potira, na primeira versão de “Irmãos Coragem” (1970), e personagens em novelas de grande sucesso como “O Cravo e a Rosa” (2000), “Barriga de Aluguel” (1990), “Tropicaliente” (1994), “Ti Ti Ti” (1985), “Plumas e Paetês” (1980), “Helena” (1975), entre muitas outras. Seu último trabalho em novelas foi em “Joia Rara” (2013).
A atriz Lúcia Alves faleceu nesta quinta-feira (24), aos 76 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada na Casa de Saúde São José e tratava um câncer de pâncreas diagnosticado em 2022.

Leia também:
- Morre José Elias Tajra, fundador da TV Antena 10, aos 90 anos em Teresina
- Morre Richard Chamberlain, ator que temia prejudicar a carreira se assumisse homossexualidade


