A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, chegou ao Piauí nesta quinta-feira (14) para conhecer o novo protocolo de enfrentamento ao coronavírus. O método tem possibilitado uma redução considerável no número de pacientes internados com a doença.
De acordo com o médico do Hospital Tibério Nunes, Justino Moreira, o protocolo consiste em duas fases: a inicial dos sintomas quando o paciente é orientado a procurar a Funasa, que dispõe do tratamento na fase precoce da doença à base de hidroxicloroquina com a cloroquina ou azitromicina.
Em caso de permanência dos sintomas, segundo ele, entra a segunda fase, que é a hospitalar. “Nesse fase, é usado um tratamento que adotado na Espanha e trazido para Floriano por meio da Dra. Marina Bucar, que é a pulsoterapia com corticoide. Nessa fase, segundo médicos profissionais do Hospital Tibério Nunes, “a inflamação é tão intensa que provoca a destruição do pulmão”. Uma vez aplicada a medicação nessa fase inflamatória, ocorre a regressão da inflamação e rápida melhora clínica dos pacientes”, explica o médico do Hospital Tibério Nunes, Justino Moreira.
A ministra Damares Alves chegou logo cedo ao Piauí para conhecer o novo protocolo. Com ela estão técnicos do Ministério da Saúde e de Ciência e Tecnologia (MCTIC).
A ministra e equipe estarão ainda nesta quinta-feira (14) no Hospital Tibério Nunes, onde terá um encontro com o médico Justino Moreira Ramos.
Compartilhe este post