A Copa do Mundo de Clubes fez a sua segunda vítima no banco de reservas. Após a eliminação na primeira fase do torneio, o Futebol Clube do Porto, de Portugal, anunciou nesta terça-feira, 1º de julho, a saída de seu treinador Martín Anselmi. Esta demissão ocorre uma semana após a campanha dos Dragões no Mundial, e se segue à de Renato Paiva, do Botafogo, que também foi dispensado no dia seguinte à eliminação de sua equipe para o Palmeiras.
A Queda de Martín Anselmi no Porto
O técnico argentino Martín Anselmi, de 39 anos, que havia chegado ao Porto em janeiro de 2025 para tentar reverter a temporada do clube, não resistiu aos resultados. O comunicado oficial do Porto informa que foram iniciadas negociações com Anselmi para a cessação do contrato de trabalho desportivo.
A campanha do Porto no Mundial foi considerada ruim. A equipe terminou em terceiro lugar no Grupo A, o mesmo que classificou Palmeiras e Inter Miami. Os portugueses, que eram tidos como favoritos, inclusive para a primeira posição do grupo, conquistaram apenas dois pontos, resultantes de empates contra o Verdão e o Al Ahli.
Leia também:
- Artilharia do Mundial de Clubes tem maior pluralidade da história, destacando talento dos brasileiros
- Renato Paiva é demitido do Botafogo após eliminação no Mundial de Clubes
- Show de Gols em vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo no Mundial de Clubes
Histórico de Anselmi antes do Mundial.
Antes de sua chegada em janeiro de 2025, os torcedores do Porto já lamentavam eliminações na Copa de Portugal. Sob o comando de Anselmi, o clube lisboeta também não conseguiu a classificação nos playoffs da Liga Europa, e o Campeonato Português foi vencido pelo Sporting.
Em seu período à frente dos Dragões, Martín Anselmi registrou 10 vitórias em 21 jogos disputados, além de 6 empates e 5 derrotas. Sua equipe marcou 32 gols e sofreu 25.
Quem é o próximo técnico do Porto?
De acordo com a imprensa portuguesa, o favorito para assumir o comando do Porto é Francesco Farioli. O italiano de 36 anos, ex-goleiro, tem uma passagem recente pelo Ajax, da Holanda.

