Em uma declaração que ecoa nacionalmente e ganha destaque em João Pessoa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou duras críticas à Rede Globo, classificando-a como uma “máquina de mentiras financiada pelo governo”. Na avaliação de Bolsonaro, a emissora utiliza o dinheiro do pagador de impostos para “controlar” a população, determinando o que deve ou não ser considerado verdade.
“Máquina de mentiras financiada pelo governo”
O ex-presidente, criticando a Rede Globo, expressou sua posição em uma publicação na plataforma X (anteriormente Twitter), afirmando que a emissora, ao tratar de si mesma ou de seus executivos, recorre à justificativa de um “erro”. No entanto, quando a questão envolve outras pessoas, seus verificadores de fatos agiriam para rotular as intenções alheias como as piores possíveis, em detrimento da verdade. “Que a Rede Globo é uma máquina de mentiras financiada pelo governo com o seu dinheiro para te controlar, não é novidade. Cumprindo seu papel habitual, quando se trata dela mesma ou de seus chefes, dizem que foi apenas um ‘erro’. Mas quando se trata dos outros, seus checadores de fatos correm para rotular como a pior das intenções – qualquer coisa, menos a verdade!”.
O comentário do ex-presidente surgiu após uma informação divulgada pelo jornalista Renato Souza, que replicou uma notícia falsa veiculada pela GloboNews. A reportagem, equivocadamente, atribuía a Donald Trump uma fala na qual o ex-presidente norte-americano teria dito que Lula era “honesto” e “ama o povo brasileiro”.
Publicação de Bolsonaro criticando a Rede Globo no X
– Que a Rede Globo é uma máquina de mentiras financiada pelo governo com o seu dinheiro para te controlar, não é novidade. Cumprindo seu papel habitual, quando se trata dela mesma ou de seus chefes, dizem que foi apenas um “erro”. Mas quando se trata dos outros, seus checadores… https://t.co/xz6LX8i3Xf
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 12, 2025
O que Donald Trump realmente disse
A verdade, conforme apurado, segundo o site da Revista Oeste, é que a declaração de Trump se referia ao próprio ex-presidente Bolsonaro. Na ocasião, Trump defendeu Bolsonaro, afirmando: “Ele está tratando o presidente Bolsonaro muito injustamente. Eu o conheço bem. Eu negociei com ele. Ele era um negociador bem duro e posso te dizer: era um homem muito honesto e ele amava o povo do Brasil”.

