Last updated on 17 de agosto de 2025
Teresina, PI – A mãe da criança Alice Brasil, de 4 anos, que morreu após um acidente no CEV Colégio, localizado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Morada do Sol, na Zona Leste de Teresina, desabafou sobre a dor da perda e a ausência de apoio presencial por parte da instituição. A criança, filha do major Cláudio Sousa, do Exército Brasileiro, morreu na tarde de terça-feira, 5 de agosto, dentro da escola.
O acidente ocorreu na sala de brinquedos do colégio, quando uma penteadeira tombou sobre a menina, causando ferimentos fatais. A versão inicial da investigação aponta que o móvel não estava fixado à parede, o que teria facilitado o tombamento.
Em entrevista, emocionada, a mãe da criança, a fotógrafa Dayana Brasil, afirmou que a lembrança da filha é “muito forte” e “muito especial”. “Sinto o cheiro dela, ouço a voz dela todo dia, o tempo inteiro”, disse, destacando que, apesar da dor, não vai parar de lutar por justiça e por mudanças.
Questionada sobre o apoio da escola após o ocorrido, ela afirmou que “pessoalmente, ninguém nos procurou”. Segundo relato, o único contato foi uma mensagem de celular enviada pelo presidente do CEV Colégio, sem visita ou acolhimento presencial à família.
Em nota oficial, a instituição lamentou profundamente o ocorrido, expressou solidariedade à família e amigos da criança e informou a suspensão das atividades letivas na semana do acidente. O CEV informou ainda que disponibilizou suporte psicológico à comunidade escolar e prevê o retorno das aulas na segunda-feira, 11 de agosto.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O delegado Hugo de Alcântara, responsável pela apuração, confirmou que já conversou com familiares e representantes da escola. Intimações foram expedidas, e os investigadores tiveram acesso às imagens das câmeras de segurança que registram o momento do acidente.
O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de necropsia, que deverá apontar a causa exata da morte. O velório foi realizado na funerária Pax União, no Centro de Teresina.
A tragédia provocou comoção na cidade e mobilizou autoridades. Nesta sexta-feira (8), o Ministério Público do Piauí (MPPI) abriu um procedimento administrativo para avaliar as medidas de segurança em escolas públicas e privadas no estado, especialmente no que diz respeito à fixação de móveis, estrutura física e protocolos de prevenção de acidentes com crianças.

