
O que Lula disse sobre o papel dos usuários de drogas no tráfico
Uma declaração de Lula sobre os traficantes de drogas nesta sexta-feira (24) em Jacarta, capital da Indonésia, gerou controvérsia quando ele afirmou que os criminosos são, na verdade, “vítimas dos usuários”. Durante uma coletiva de imprensa, Lula posicionou os usuários de drogas como os responsáveis pelos traficantes, argumentando que há uma “troca de gente que vende porque tem gente que compra”.
O chefe do Executivo brasileiro defendeu que o combate às drogas poderia ser facilitado caso o foco fosse desviado para a demanda interna. “Possivelmente fosse mais fácil a gente combater os viciados internamente”, disse ele, sustentando que os viciados são os responsáveis pela existência dos traficantes.
As afirmações surgiram em meio a um debate internacional mais amplo, enquanto Lula respondia a perguntas sobre as recentes falas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump havia defendido a possibilidade de autorizar ações militares letais contra supostos grupos de narcotráfico fora do território norte-americano, chegando a declarar que não precisaria de declaração de guerra para isso.
Sem citar Trump diretamente, Lula criticou a possibilidade de execuções extrajudiciais de pessoas acusadas de tráfico. O presidente ressaltou que líderes devem agir com responsabilidade, defendendo que o objetivo deve ser prender as pessoas, e que o processo exige julgamento e provas antes de qualquer punição.
Lula enfatizou que é crucial “respeitar a Constituição, a autodeterminação dos povos e a soberania territorial”, criticando a ideia de que um país possa invadir o território de outro. Ele destacou que o Brasil combate o tráfico de drogas através de operações coordenadas da Polícia Federal e por meio da cooperação internacional, preferindo trabalhar em parceria com a Interpol e outras forças policiais em vez de agir isoladamente.
Com informações da CNN
Compartilhe este post
