Líderes da ASEAN enfrentarão crises regionais em resort tropical

Líderes da ASEAN enfrentarão crises regionais em resort tropical

Internacional

LABUAN BAJO, Indonésia (AP) – Um destino turístico pitoresco receberá líderes do Sudeste Asiático cansados ​​da crise com ilhas tropicais ensolaradas, águas azul-turquesa repletas de corais e arraias manta, banquetes de frutos do mar e uma savana nas encostas repleta de dragões de Komodo.

O cenário ensolarado é um forte contraste com a seriedade de sua agenda.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, escolheu a distante e rústica cidade portuária de Labuan Bajo como um local descontraído para discutir uma agenda repleta de questões contenciosas. Isso inclui o contínuo conflito civil sangrento em Mianmar e os crescentes conflitos territoriais no Mar da China Meridional entre outros líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

O bloco regional de 10 nações e seus estados membros se reunirão por três dias a partir de terça-feira, com a crescente rivalidade entre os Estados Unidos e a China como pano de fundo.

O presidente dos EUA, Joe Biden, vem reforçando um arco de alianças na região do Indo-Pacífico para melhor combater a China sobre Taiwan e os conflitos territoriais de longa data no estratégico Mar da China Meridional que envolvem quatro membros da ASEAN: Brunei, Malásia, Filipinas e Vietnã. A Indonésia, presidente da ASEAN este ano, também enfrentou frotas pesqueiras chinesas e guarda costeira que se desviaram para o que Jacarta diz ser sua zona econômica exclusiva internacionalmente reconhecida no Mar de Natuna, rico em gás.

Widodo, que está em seu último ano no cenário mundial ao chegar ao fim de seu limite de dois mandatos, disse que a ASEAN pretende colaborar com qualquer país para resolver problemas por meio do diálogo.

Isso inclui Mianmar onde, dois anos após a tomada do poder militar que expulsou a administração de Aung San Suu Kyi e desencadeou uma sangrenta guerra civil, a ASEAN não conseguiu conter a violência em seu estado membro. Um plano de paz de cinco pontos dos líderes da ASEAN e do principal general de Mianmar, que pede o fim imediato dos assassinatos e outras formas de violência e o início de um diálogo nacional, foi desconsiderado pelos militares governantes de Mianmar.

A ASEAN parou de convidar os líderes militares de Mianmar para suas cúpulas semestrais e só permitiria a participação de representantes não políticos. Mianmar protestou contra a medida.

Em uma preocupação adicional envolvendo Mianmar, as autoridades indonésias disseram no domingo que 20 de seus cidadãos, que foram traficados para Mianmar e forçado a realizar golpes cibernéticos, foi libertado do município de Myawaddy, em Mianmar, e levado para a fronteira tailandesa no fim de semana. Durante a cúpula, os líderes da ASEAN planejaram expressar sua preocupação com esses esquemas de tráfico humano em uma declaração conjunta, cuja cópia preliminar foi obtida pela Associated Press.

O ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, disse que seu país, como presidente da ASEAN, enfrentou a crise de Mianmar de maneira não adversarial.

“Os colegas certamente sabem que nos estágios iniciais de sua liderança, a Indonésia decidiu adotar uma abordagem diplomática sem megafones”, disse Marsudi. “O objetivo é dar espaço para que as partes construam confiança e sejam mais abertas na comunicação.”

A escolha de Widodo de um local à beira-mar com nascer e pôr do sol deslumbrantes e o som dos pássaros cantando o dia todo complementa essa abordagem.

O líder indonésio também esperava que a cúpula da ASEAN colocasse Labuan Bajo e as ilhas periféricas, pontilhadas de praias de areia branca e até mesmo uma rara praia de areia rosa, sob os holofotes do turismo global.

“Este é um momento muito bom para recebermos a cúpula da ASEAN e mostrar Labuan Bajo para o mundo”, disse o presidente indonésio Joko Widodo, que voou no domingo com sua esposa para um tapete vermelho de boas-vindas ladeado por guardas de honra militares e moradores dançando. com chapéu cheio de flores.

Mas existem alguns problemas.

A extensa cidade pesqueira com apenas três semáforos e cerca de 6.000 residentes tem uma escassez aguda de hotéis para o enxame de diplomatas, delegados e jornalistas da ASEAN. Muitos tiveram que dividir os quartos.

Ao contrário da ilha turística mais popular de Bali ou da movimentada selva de concreto da capital Jacarta, que já sediou conclaves internacionais em hotéis e centros de convenções de luxo, Labuan Bajo é uma cidade muito menor que um visitante pode atravessar de ponta a ponta com um passeio rápido de duas rodas. hora de caminhada. Não há ônibus públicos, e os moradores se locomovem principalmente a pé, andando de scooter ou dirigindo carros particulares.

Uma pequena equipe de técnicos locais com capacetes foi enviada para instalar cabos e expandir as conexões de internet nos locais em curto prazo.

No domingo, o pequeno aeroporto de Labuan Bajo estava lotado de visitantes. Equipes de diplomatas e jornalistas chegaram para dar as boas-vindas aos streamers anunciando o lema otimista da cúpula, “ASEAN Matters: Epicentrum of Growth”.

Fora do aeroporto com o nome dos dragões de Komodo, o tráfego aumentou rapidamente sob o sol brutal do meio-dia.

Quando o sol nasceu na manhã de segunda-feira, os trabalhadores ainda estavam cimentando algumas estradas ao redor dos locais – um dia antes da abertura da cúpula.

Andre Kurniawan, que trabalha em um centro de mergulho em Labuan Bajo, disse que os desenvolvimentos de infraestrutura seriam uma benção para os moradores de Labuan Bajo. “Estávamos isolados de algumas áreas antes e agora elas estão abertas e as áreas estão melhorando. Espero que Labuan Bajo possa ser uma cidade turística melhor no futuro”, disse ele.

Azril Azahari, presidente de uma associação de especialistas acadêmicos indonésios em turismo, disse à AP que Labuan Bajo não estava pronto e aparentemente foi escolhido para sediar a cúpula em cima da hora. “As instalações do hotel e a hospedagem se tornaram um problema. Tem um navio sendo usado para hospedagem e não é um navio para hospedagem”, afirmou.

Dando as boas-vindas aos visitantes em seu café antes da cúpula, Suti Ana disse que, embora não seja o melhor momento para Labuan Bajo sediar, a ASEAN impulsionaria os negócios locais. “Mas não podemos esperar, então esta é a hora”, disse ela.

A escolha da pequena cidade portuária não foi uma má ideia, disse Azril, se viesse com planejamento adequado e investimentos do governo em infraestrutura.

Localizada na ponta oeste da ilha de Flores, no sul da Indonésia, Labuan Bajo, além de suas praias e pontos de mergulho e snorkel, é mais conhecida como a porta de entrada para o Parque Nacional de Komodo. — um Patrimônio Mundial da UNESCO e o único lugar no mundo onde os dragões de Komodo, os maiores lagartos do mundo, são encontrados em estado selvagem.

Ambientalistas e analistas de turismo temem que um interesse público mais amplo possa colocar mais pressão sobre os já ameaçados dragões de Komodo. Apenas cerca de 3.300 eram conhecidos a partir de 2022.

“Se mais pessoas vierem, mais cedo ou mais tarde os dragões de Komodo não poderão se reproduzir em paz, isso pode ser um problema”, disse Azahari, citando temores de longa data de que os dragões de Komodo possam enfrentar a extinção sem proteção total.

Apesar das probabilidades, as autoridades indonésias disseram que farão de tudo para sediar com sucesso e segurança a cúpula da ASEAN em Labuan Bajo.

“Se houver alguma comoção ao longo do caminho, isso será uma grande mancha na dignidade da nação”, disse Edistasius Endi, regente do distrito de Manggarai Ocidental de Labuan Najo, em um comunicado.

___

Os jornalistas da Associated Press Jim Gomez e Achmad Ibrahim contribuíram para este relatório.

___

Encontre mais cobertura da AP na Ásia-Pacífico em https://apnews.com/hub/asia-pacific


Fonte: AP News

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa