Santiago diz que o valor será para quitar as dívidas da igreja, incluindo os horários alugados em canais de TV de todo o país, e os aluguéis de templos que estão atrasados.
“Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (Lc 16,13)
O jornalista Ricardo Feltrin, da Folha de São Paulo, consultou um especialista em igrejas para analisar a situação da IMPD e o profissional, não identificado, deu dois motivos para esse acúmulo de dívidas.
O primeiro deles seria o endividamento das classes C e D (público das igrejas evangélicas neopentecostais), por conta de outras dívidas os fiéis estariam contribuindo menos. Para o especialista a Igreja Mundial tentou crescer mais rápido do que pode assumindo dívidas que não terá condições de honrar.
O segundo motivo seria as reportagens divulgadas no ano passado pela Rede Record que fez com que o apóstolo Valdemiro Santiago fosse investigado pelo Ministério Público e pela Receita Federal. Por conta disto, a igreja precisou se desfazer das propriedades, vender gados e até templos.
Nas últimas semanas Santiago apareceu em reportagens como possível comprador de canais de TV, entre eles a MTV, canal do Grupo Abril, que estaria sendo vendida por R$500 milhões.
Antes de mostrar interesse no canal, o líder da Igreja Mundial tentou comprar a CNT, mas não conseguiu a documentação necessária para provar que teria condições de quitar a dívida.