Com início do período letivo escolar, muitos pais não sabem o que preparar para as crianças lancharem na escola. A maioria, com idade entre dois e doze anos, prefere consumir refrigerantes, salgadinhos e doces, no entanto, não são refeições saudáveis.
De acordo com a professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Aliança, Luana Mota Martins, os alimentos industrializados aumentam os riscos de patologia como a obesidade e hipertensão. “Refrigerantes, bolachas recheadas e petiscos são ricos em sódio, gordura saturada e açúcar, esta composição prejudica a saúde das crianças que estão em fase de crescimento”.
Ainda segundo Luana, o lanche ideal para crianças precisa ser rico em nutrientes, proteínas, vitaminas e minerais. “Um exemplo de lanche saudável seria composto por uma fruta, um iogurte, um sanduiche de pão integral natural e um suco de fruta.”
Muitas crianças resistem na hora de comer uma fruta, verdura ou qualquer alimento saudável, mas a nutricionista lembra que é preciso a introdução destes alimentos mesmo antes dos pequenos começaram a frequentar a escola. “A introdução da alimentação saudável deve começar desde o início da alimentação complementar, no entanto nunca é tarde para começar. O importante é fazer com que as crianças saibam o que é melhor para a saúde deles. É preciso conscientizá-los e educá-los desde cedo.”
Texto: Ana Denise
UNINASSAU: nutricionista alerta sobre o lanche das crianças na escola
More from EducaçãoMore posts in Educação »
- Novo reitor da Uespi é eleito com 67,71% dos votos válidos
- Uespi se prepara para eleger nova gestão da reitoria em votação online
- Piauí registra mais de 10 mil crianças e adolescentes fora da escola, diz Unicef
- Piauí entra no top 10 do país em alfabetização infantil e alcança 59,82% em 2024
- PF desarticula fraude milionária do Enem: 35 mil estudantes lesados em todo o país


Be First to Comment