Pelo menos 125 pessoas morreram e cerca de 320 ficaram feridas em uma partida de futebol na Indonésia em um dos piores desastres em estádios esportivos do mundo.
A polícia usou gás lacrimogêneo em resposta a uma invasão de campo por torcedores revoltados, causando uma confusão entre os espectadores em pânico.
Oficiais e organizadores estão realizando um levantamento sobre a tragédia, incluindo questões como o uso de gás lacrimogêneo dentro do local, o que contraria as orientações da Fifa.
O incidente ocorreu após uma partida em que o clube javanês Arema foi derrotado por seus rivais Persebaya Surabaya no estádio Kanjuruhan na regência de Malang, Java Oriental, na noite de sábado.
Os torcedores do lado perdedor invadiram o campo e as autoridades dispararam gás lacrimogêneo, levando a um esmagamento e casos de asfixia, disse o chefe de polícia de Java Oriental, Nico Afinta. Dois policiais estavam entre os mortos.
Muitas pessoas foram esmagadas e sufocadas quando correram para uma saída, disse Afinta. “Eles saíram para um ponto na saída, então houve um acúmulo – no processo de acumulação houve falta de ar, falta de oxigênio.”
Um diretor do hospital disse à TV local que uma vítima tinha cinco anos.
“O mais terrível foi quando as vítimas foram atendidas pelo médico da equipe”, disse o técnico da Arema, Javier Roca. “Cerca de 20 pessoas chegaram e quatro morreram. Os torcedores morreram nos braços dos jogadores”.
Autoridades disseram anteriormente que o número de mortos havia sido de 174, mas revisaram esse número para 125 na noite de domingo, dizendo que haviam cruzado dados de 10 hospitais. Outras 320 pessoas ficaram feridas.
Com informações do The Guardian
Compartilhe este post