Irã apreende petroleiro 'tentando fugir' nas águas do Golfo

Irã apreende petroleiro ‘tentando fugir’ nas águas do Golfo

Internacional

Teerã diz que sua marinha apreendeu o navio-tanque com bandeira das Ilhas Marshall depois que ele atingiu um barco iraniano.

O exército do Irã disse que apreendeu um petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall no Golfo de Omã depois que ele colidiu com um barco iraniano, ferindo vários tripulantes, informou a mídia estatal.

“Um petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall foi apreendido pela força naval do exército iraniano no Golfo Pérsico depois que colidiu com um barco iraniano no Golfo de Omã e tentou fugir”, disse o comunicado do exército na quinta-feira.

“Dois membros da tripulação do barco estão desaparecidos e vários ficaram feridos devido à colisão do navio com o barco.”

Anteriormente, a Marinha dos EUA disse que as forças iranianas apreenderam um navio-tanque no Golfo de Omã em águas internacionais.

Os dados de rastreamento por satélite da embarcação do MarineTraffic.com mostraram o navio-tanque no Golfo de Omã, ao norte da capital de Omã, Muscat, na tarde de quinta-feira.

Ele tinha acabado de chegar do Kuwait e listou seu destino como Houston, Texas, nos Estados Unidos.

As águas onde o navio com destino aos Estados Unidos foi apreendido, perto do Estreito de Ormuz, são um ponto de estrangulamento para pelo menos um terço do petróleo transportado por mar do mundo.

Em um comunicado divulgado anteriormente, a Marinha dos EUA disse que as forças navais iranianas haviam apreendido o petroleiro Advantage Sweet enquanto ele estava “transitando em águas internacionais” no Golfo de Omã.

“O governo iraniano deve liberar imediatamente o petroleiro”, acrescentou a Quinta Frota dos Estados Unidos, com sede no Bahrein, denunciando o “assédio contínuo de navios e interferência do Irã nos direitos de navegação em águas regionais”.

O Irã e os EUA trocaram farpas nos últimos anos devido a uma série de incidentes nas águas sensíveis do Golfo.

A apreensão na quinta-feira é o mais recente incidente no Estreito de Ormuz, onde navios foram misteriosamente atacados, drones abatidos e petroleiros apreendidos.

“Nos últimos dois anos, o Irã apreendeu ilegalmente pelo menos cinco navios comerciais navegando no Oriente Médio”, disse a Marinha dos EUA.

A apreensão ocorre depois que os EUA, o Reino Unido e a União Europeia endureceram as sanções contra a Guarda Revolucionária do Irã na segunda-feira, citando supostas violações dos direitos humanos por Teerã.

As medidas ocidentais somam-se às já tomadas pela resposta linha-dura de Teerã aos protestos que abalaram o Irã desde a morte em setembro sob custódia de Mahsa Amini, 22, após sua prisão por suposta violação de regras estritas de vestimenta para mulheres.

Posteriormente, o Irã anunciou contramedidas, incluindo sanções financeiras e proibições de entrada, visando indivíduos e entidades da UE e do Reino Unido por “impor e exacerbar sanções cruéis”.

As tensões aumentaram desde 2018, quando o então presidente dos EUA, Donald Trump, retirou os EUA de um acordo multinacional que congelou o programa nuclear do Irã e reimpôs sanções incapacitantes à sua economia.

Em julho de 2019, a Guarda Revolucionária apreendeu o petroleiro de bandeira britânica Stena Impero na mesma hidrovia por supostamente abalroar um barco de pesca e o libertou dois meses depois.

Em 2021, o Irã liberou um petroleiro sul-coreano que mantinha há meses em meio a uma disputa sobre bilhões de dólares apreendidos por Seul.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Canal da Sorte Macedo Carnes Sabores da Terra Citopatologista Dra Josilene Ari Clinica Afonsinho Amarante Finsol Comercial Sousa Neto clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa