Incêndio interdita UPA do Satélite: sem ferimentos, pacientes são transferidos

Teresina

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, localizada na Zona Leste de Teresina, foi interditada após um princípio de incêndio na manhã desta segunda-feira (24). O fogo, que teve origem em um curto-circuito em um ar-condicionado de um dos setores de triagem, resultou na transferência de 23 pacientes para hospitais da rede pública municipal e estadual, bem como da rede particular.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o fogo começou em um ar-condicionado da Sala Amarela da UPA. Funcionários da unidade iniciaram o combate às chamas com extintores de incêndio. O Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) foi acionado e controlou o fogo, impedindo que ele se alastrasse.

Ninguém ficou ferido. Os pacientes mais graves, que estavam na Sala Vermelha, foram remanejados para a sala de estabilização e centro cirúrgico do hospital do Satélite. Os demais pacientes foram mantidos no estacionamento da UPA, onde receberam assistência da equipe multiprofissional.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, informou que engenheiros estão avaliando os prejuízos causados pelo incêndio. A perícia do Corpo de Bombeiros irá confirmar a causa do incidente.

A UPA do Satélite conta com três setores de triagem: Sala Verde, Sala Amarela e Sala Vermelha, que seguem os critérios de classificação de risco do Ministério da Saúde.

Em agosto de 2024, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Ministério Público do Piauí (MPPI) realizaram uma inspeção na UPA e encontraram irregularidades, como a falta de ar-condicionado na Sala Verde e a superlotação.

A UPA do Satélite permanece interditada devido à fuligem espalhada pelos ambientes. A unidade só será liberada após autorização dos órgãos competentes. A FMS informou que está tomando as providências necessárias para solucionar o problema.

Confira a nota completa da FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, na data de hoje (24), ocorreu um princípio de incêndio em um aparelho de ar-condicionado da Sala Amarela da UPA do Satélite.

De imediato, os funcionários utilizaram os extintores de incêndio que estavam no setor. O Corpo de Bombeiros chegou prontamente ao local e conseguiu controlar o fogo com rapidez e eficiência, impedindo que ele se alastrasse dentro da sala. Felizmente, não houve feridos.

23 pacientes foram transferidos , de forma integrada, eficiente e coordenada, para hospitais da rede de saúde. Incialmente, os pacientes que estavam mais graves na Sala Vermelha da UPA foram remanejados para a sala de estabilização e centro cirúrgico do hospital do Satélite. Os demais pacientes permaneceram no estacionamento da UPA, recebendo assistência necessária de toda a equipe multiprofissional.

As ambulâncias foram acionadas, e contamos com o apoio da rede de saúde pública municipal, estadual e privada para a transferência e continuidade da assistência.

Além disso, todos os funcionários estão sendo liberados do plantão após passarem por uma avaliação médica clínica.

Informamos que, no início desta nova gestão, todos os aparelhos de ar-condicionado, bem como o gerador, passaram por manutenção.

Com informações do g1/PI

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Cetec Amarante Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa