SÃO PAULO – O Indicador de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira, 11, pela Serasa Experian, caiu pelo terceiro mês consecutivo em agosto. Na comparação com julho, a queda foi de 5,5%. Em relação a agosto do ano passado, o recuo foi de 10%. No acumulado de janeiro a agosto, ante o mesmo período de 2012, o índice registrou alta de 2,2%, mas esse resultado positivo desacelerou em relação ao acumulado do ano até julho, quando o crescimento era de 4%.
Em nota distribuída à imprensa, os economistas da empresa atribuem a trajetória de queda da inadimplência a uma maior cautela do consumidor na hora de contrair dívidas, preocupado com o cenário de aumento dos juros e da cotação do dólar. Além disso, dizem os economistas, o consumidor tem buscado renegociar dívidas em atraso.
Apenas os títulos protestados cresceram em agosto (2,1%) na comparação com julho. Os demais itens analisados caíram: inadimplência com bancos recuou 5,4%, dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica) baixaram 4,4% e o número de cheques sem fundos encolheu 13,4%.