A imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida esteve durante pouco mais de cinco horas em Amarante neste sábado, 26. Segundo os fiéis, o tempo foi o suficiente para renovar a fé cristã.
O sol ardente do início da tarde não foi empecilho para os católicos estarem em procissão. A caminhada teve início às 13h às margens do rio Parnaíba finalizando na Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante.
A imagem jubilar vem percorrendo as paróquias e comunidades da Diocese de Caxias, onde foi recebida de São Paulo no dia 30 de julho, quinta-feira, e deverá permanecer até completar o ciclo de visitações.
A vinda da réplica a Amarante se deu pela proximidade com o município franciscoense e pela boa relação entre as paróquias. “O padre da paróquia de São Francisco do Maranhão nos trouxe essa oportunidade e nós não podíamos dispensar”, afirmou o diretor espiritual de Amarante, Tertuliano Alves.
Durante a procissão, fiéis tocavam na imagem, faziam seus pedidos e agradeciam pelas graças alcançadas num misto de esperança e fé, sinais evidentes da religiosidade da comunidade católica amarantina.
A Igreja acolheu os fiéis durante toda a tarde com cantos, orações e ofícios até a celebração da santa missa, iniciada às 17h, presidida pelo pároco Tertuliano Alves. Após a celebração a imagem retornou a São Francisco do Maranhão onde irá permanecer durante os festejos do padroeiro São Francisco de Assis, até o dia 4 de outubro, domingo.
Edição, postagem e fotos: Denison Duarte