As missas na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, foram temporariamente suspensas devido a problemas na estrutura do prédio e ao risco de desabamento do teto. A decisão foi tomada pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, que transferiu as celebrações para a Igreja de São Judas Tadeu, como medida de segurança para os fiéis.
A igreja centenária, construída em 1839, apresenta problemas como infiltrações e danos no teto e no forro, provocados por infestação de cupins, segundo informações da Paróquia. O desnivelamento da estrutura e o risco de desabamento foram fatores determinantes para a suspensão das missas.
A Paróquia informou que a reabertura da igreja centenária para missas e outras celebrações religiosas dependerá da conclusão das obras de reparo, que ainda não têm data para começar. A reforma exige um parecer técnico do órgão responsável pelo tombamento do prédio como patrimônio histórico e cultural do Piauí, o que traz mais demora e dificuldade para o início das obras.