Press "Enter" to skip to content

Como idosos podem aproveitar pensão do INSS para viajar?

Viajar pode ser muito mais do que um simples prazer, pode ser uma oportunidade para aprender sobre uma nova cultura, se desafiar e conhecer melhor a si mesmo.

Anunciantes Somos Noticia

Conhecer novos lugares representa qualidade de vida e realização de sonhos. Além disso, na terceira idade pode ser o momento ideal para isso, já que existe uma maior flexibilidade na rotina.

Se você recebe uma pensão do INSS e deseja explorar novos destinos com segurança financeira, aqui você encontrará informações para isso.  

A seguir entenda como organizar seu orçamento com responsabilidade, economizar em passagens e hospedagens e quando considerar o uso do empréstimo pensionista INSS.

Vale a pena viajar na terceira idade?

Viagens ajudam a estimular a memória, promovem interação social e podem melhorar a saúde emocional e mental.

Para muitos idosos, é também a oportunidade de realizar desejos antigos que antes não eram possíveis por falta de tempo ou condições financeiras.

Por isso, compensa muito para idosos viajarem. Com planejamento e cuidados específicos, é possível viajar com conforto, segurança e aproveitando todos os momentos.

Como organizar o orçamento da pensão para viajar sem dívidas? 

Para organizar uma viagem é necessário definir primeiro quanto da pensão mensal pode ser reservada para o lazer, sem comprometer os gastos fixos essenciais, como medicamentos, moradia e alimentação.

Uma boa dica é anotar em um caderno todos os seus custos mensais ou se preferir pode fazer isso em uma planilha. Isso ajuda a saber com exatidão a quantia que você poderá economizar em uma viagem.

Além de separar quais são as suas despesas, pode-se criar também uma reserva de emergência. Ela ajuda em imprevistos, como emergências médicas ou outras despesas inesperadas.

Com o valor mensal para guardar para viagem e o da reserva de emergência definidos, pode-se buscar alternativas para diminuir o valor da viagem, uma delas é procurar descontos.

Muitos idosos têm direito a descontos em diversos serviços, como transporte público, hotéis e passagens aéreas. 

Ao planejar sua viagem, pesquise bastante as possibilidades e procure por essas ofertas para economizar o máximo possível.

Em alguns casos é preciso buscar um dinheiro extra para viajar. Se deseja uma forma de financiamento para complementar a viagem, é importante saber que o cartão de crédito pode gerar dívidas imprevistas.

Já o empréstimo pensionista INSS, é uma alternativa para ter condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e parcelas fixas descontadas em folha, o que torna mais prático e seguro.

Dicas para economizar em passagens e hospedagem

Reduzir os custos de viagem é possível com algumas estratégias inteligentes. Veja algumas dicas:

  • Viaje na baixa temporada, quando os preços caem significativamente.
  • Use sites comparadores de passagens e hospedagens, como Skyscanner e Booking.com.
  • Fique de olho em promoções e programas de fidelidade.
  • Considere hospedagens alternativas, como pousadas familiares ou aluguel por temporada.
  • Verifique descontos exclusivos para idosos, que muitas companhias oferecem ou também o Programa Voa Brasil, que é para aposentados do INSS que não fizeram nenhuma viagem de avião nos últimos 12 meses oferecido pelo governo federal.

Essas medidas ajudam a transformar o sonho da viagem em algo mais acessível.

Como planejar a viagem dos sonhos de forma segura?

Para planejar uma viagem segura é necessário tomar alguns cuidados que levem em conta as suas necessidades. Alguns deles são:

  • Escolha destinos com boa infraestrutura de saúde e mobilidade.
  • Mantenha uma alimentação leve e equilibrada durante o passeio.
  • Tenha um seguro viagem que cubra emergências médicas.
  • Caso precise tomar algum medicamento, leve em quantidade suficiente para toda a viagem.
  • Informe amigos ou familiares sobre o roteiro, quantos dias ficará em cada destino e hospedagem.
  • Tenha sempre com você documentos de identificação e contato para casos de emergência.

Com esses cuidados, é possível aproveitar cada momento da viagem com mais tranquilidade e segurança.

Quando considerar o crédito para complementar a viagem?

Às vezes não é possível guardar o valor necessário para viajar e nesses momentos pode-se buscar alternativas como o empréstimo pensionista INSS.

Essa é uma opção vantajosa, pois o desconto é feito diretamente na pensão, com taxas mais baixas e condições acessíveis.
Para isso, é importante analisar as instituições financeiras e comparar informações, como a taxa de juros aplicada nelas.

Compartilhe este post
0Shares