O Censo Demográfico que estava previsto para este ano foi adiado em função das orientações do Ministério da Saúde por causa do Covid-19. A informação foi dada pela pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O instituto está considerando a natureza da coleta de informações que é predominantemente presencial. Ao todo, o Censo deve contar mais de 180 mil recenseadores em todo o Brasil.
Para a operação censitária, foi estabelecido pelo IBGE e o Ministério da Saúde o compromisso de realocação do orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantida pelo ministério.
“Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE. O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias”, diz o instituto.
Compartilhe este post