Press "Enter" to skip to content

Hospital Universitário retoma serviços essenciais de tratamentos de cálculos renais

O Hospital Universitário (HU), em Teresina, anunciou a retomada da realização de procedimentos cruciais para o tratamento de cálculos renais, garantindo o benefício ao SUS (Sistema Único de Saúde) e a pacientes que dependem do sistema público de saúde.

Anunciantes Somos Noticia

Segundo o urologista Rodrigo Bezerra, do Hospital Universitário, esses serviços essenciais haviam passado por um período de paralisação devido a questões logísticas e burocráticas, envolvendo, por exemplo, licitação e a dependência de tecnologia de ponta.

Com a retomada, o HU consegue oferecer aos pacientes do SUS o que há de mais moderno na área. O hospital realiza praticamente todas as cirurgias específicas necessárias para o tratamento de cálculos renais.

Procedimentos modernos acessíveis

O leque de procedimentos cirúrgicos oferecidos inclui tanto métodos minimamente invasivos quanto técnicas para casos mais complexos:

  1. Cirurgias Endoscópicas (Sem Corte): As cirurgias mais comuns para cálculos ureterais são realizadas pelo canal da uretra e bexiga, utilizando laser para quebrar o cálculo que causa obstrução e dor.
  2. Ureteroscopia Flexível: Uma evolução da tecnologia que permite que o aparelho chegue até o rim, acessando cálculos que estão alojados no órgão.
  3. Cirurgia Renal Percutânea: Indicada para pedras maiores, o procedimento é feito com um pequeno corte na lateral ou dorso do paciente para acessar e tratar os cálculos.

Como funciona a fila de espera e prioridade no HU

Apesar da retomada e do esforço para diminuir a espera, existe uma fila de pacientes. O acesso à equipe de urologia e aos procedimentos do Hospital Universitário, um hospital terciário, não é direto. Os pacientes do SUS precisam ser regulados via posto de saúde, unidade de saúde ou UPA para conseguir o encaminhamento.

A prioridade na fila de espera para as cirurgias de cálculo é determinada pela gravidade do caso, e não apenas pelo tempo de espera. Pacientes com cálculo que está obstruindo e causando sofrimento no rim recebem maior prioridade.

Urologista Rodrigo Bezerra, do Hospital Universitário, em frente a um equipamento médico.
Dr. Rodrigo Bezerra detalha os procedimentos modernos para tratamento de cálculos renais oferecidos aos pacientes do SUS.

Com informações da TV Cidade Verde

Compartilhe este post
23Shares