Press "Enter" to skip to content

Hospital Universitário retoma serviços essenciais de tratamentos de cálculos renais

O Hospital Universitário (HU), em Teresina, anunciou a retomada da realização de procedimentos cruciais para o tratamento de cálculos renais, garantindo o benefício ao SUS (Sistema Único de Saúde) e a pacientes que dependem do sistema público de saúde.

Anunciantes Somos Noticia

Segundo o urologista Rodrigo Bezerra, do Hospital Universitário, esses serviços essenciais haviam passado por um período de paralisação devido a questões logísticas e burocráticas, envolvendo, por exemplo, licitação e a dependência de tecnologia de ponta.

Com a retomada, o HU consegue oferecer aos pacientes do SUS o que há de mais moderno na área. O hospital realiza praticamente todas as cirurgias específicas necessárias para o tratamento de cálculos renais.

Procedimentos modernos acessíveis

O leque de procedimentos cirúrgicos oferecidos inclui tanto métodos minimamente invasivos quanto técnicas para casos mais complexos:

  1. Cirurgias Endoscópicas (Sem Corte): As cirurgias mais comuns para cálculos ureterais são realizadas pelo canal da uretra e bexiga, utilizando laser para quebrar o cálculo que causa obstrução e dor.
  2. Ureteroscopia Flexível: Uma evolução da tecnologia que permite que o aparelho chegue até o rim, acessando cálculos que estão alojados no órgão.
  3. Cirurgia Renal Percutânea: Indicada para pedras maiores, o procedimento é feito com um pequeno corte na lateral ou dorso do paciente para acessar e tratar os cálculos.

Como funciona a fila de espera e prioridade no HU

Apesar da retomada e do esforço para diminuir a espera, existe uma fila de pacientes. O acesso à equipe de urologia e aos procedimentos do Hospital Universitário, um hospital terciário, não é direto. Os pacientes do SUS precisam ser regulados via posto de saúde, unidade de saúde ou UPA para conseguir o encaminhamento.

A prioridade na fila de espera para as cirurgias de cálculo é determinada pela gravidade do caso, e não apenas pelo tempo de espera. Pacientes com cálculo que está obstruindo e causando sofrimento no rim recebem maior prioridade.

Urologista Rodrigo Bezerra, do Hospital Universitário, em frente a um equipamento médico.
Dr. Rodrigo Bezerra detalha os procedimentos modernos para tratamento de cálculos renais oferecidos aos pacientes do SUS.

Com informações da TV Cidade Verde

Compartilhe este post
23Shares
Mission News Theme by Compete Themes.