A Justiça suíça quer saber se o HSBC ajudou a camuflar a origem suspeita do dinheiro de ex-diretores da Petrobras e que, durante anos, fizeram seus depósitos nas contas do banco em Genebra. Nessa quarta-feira, 18, o Ministério Público de Genebra abriu investigação por lavagem de dinheiro contra o banco HSBC e liderou uma operação de busca e apreensão na sede e em diversos escritórios da instituição em Genebra.
Fontes ligadas à investigação confirmaram que as alegações sobre as contas envolvendo ex-diretores da Petrobras também serão examinadas. O jornal O Estado de S.Paulo foi o único jornal brasileiro a acompanhar a operação.
O HSBC de Genebra abriu conta e recebeu o depósito de dinheiro em sua sede suíça proveniente de propinas no caso da Petrobras. Isso é pelo menos o que revela em sua delação premiada o ex-gerente executivo de engenharia da Petrobras Pedro Barusco, que abriu um total de 19 contas em nove bancos na Suíça para receber propinas. Só no HSBC, ele teria cerca de US$ 6 milhões.
Fonte: UOL
Justiça quer saber se HSBC ajudou a camuflar origem do dinheiro da Petrobras
More from ComércioMore posts in Comércio »
- Venha e participe da Quinta Maluca do Mercadinho Afonsinho, em Regeneração
- Semana do cliente com ofertas especiais no Mercadinho Afonsinho; venha conferir!
- No Afonsinho, em Regeneração, a Quinta de Ofertas está cheia de preços baixos!
- Atividade econômica em janeiro é a pior desde 2012
- Dólar dispara e chega a R$3,28 nesta sexta-feira