sétimo dia de Dr. Miranda

História e vida de João de Miranda Peixoto

Biografias

JOÃO DE MIRANDA PEIXOTO nasceu em Guajará – Mirim (RO) em 25 de janeiro de 1940. Segundo filho do casal João de Miranda Peixoto e Guiomar Dantas de Miranda, irmão de Itamar, Cleide, Henrique Jorge, Carlos Luís, Cleris e Clélia. Vindo de família humilde, teve uma infância muito difícil, ficou órfão de pai ainda criança, passou necessidade e por isso começou a trabalhar muito cedo. Aos catorze anos já prestava serviços junto aos correios da cidade como carteiro para o com o salário recebido ajudar a mãe a manter os irmãos.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Ceará. E a partir daí desenvolve a parte mais importante de sua vida. Quando no final da década de 60 foi convidado pelo saudoso Deputado Afrânio Nunes para trabalhar como médico em Amarante. E em 22 de maio de 1969 o recém formado médico chegou a cidade Azul do poeta Da Costa e Silva para ser o protagonista de uma realidade construída com amor e dedicação total. Iniciou seus préstimos trabalhos como diretor da maternidade Maria Ayres. E no ano de 1973 com ajuda das autoridades locais presentes no cenário estadual conseguiu trazer para Amarante a maior obra na área da saúde, o Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante e onde foi diretor por quase vinte anos.

No ano de 1972 aos 32 anos contraiu matrimônio com a jovem Marilene Ayres, desta relação frutificaram os filhos (as): Mirlene, Milena, João Filho e Juliano, como também os netos: João Henrique, Elton, Lívia e Enzo. Miranda foi um Pai e Avô um tanto quanto peculiar, buscava constantemente o afeto com os filhos, pois acreditava que a base da vida era uma família sempre unida.

Foi Prefeito eleito pela vontade popular para dois mandatos: de 1989 a 1992 e 2001 a 2004. Em sua gestão, foi um prefeito de pé no chão, procurou fazer o simples, mas que ia de encontro aos interesses da população. Deu passadas largas para o desenvolvimento, colocou Amarante rumo ao novo século. Fez obras extraordinárias onde vale destacar: calçamentos nos bairros Areias e Escalvados transformando grotas, morros e buracos em vias acessíveis ao desenvolvimento. Construiu o Ginásio Poliesportivo “O Mirandão”, o posto de saúde do Bairro Areias, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e reformou a Unidade Escolar Antônio Gramoza e foi o primeiro a inserir o ensino de informática na grade de ensino da referida escola.

Como empresário Musical levou o nome de Amarante Brasil a fora através das bandas musicais: “Os Geniais” (na época a maior banda musical do norte e nordeste) e os “Aquários que estampavam de orgulho todos os amarantinos. Foi também diretor do Iate Club de Amarante, que levou por muito tempo à Avenida a Escola de samba “Foliões”. Além ter sido o primeiro a promover o carnaval de rua em nossa cidade oportunizando assim a participação da camada mais pobre da população da cidade. Foi grande incentivador da cultura local através de Encontros Culturais e incentivos aos grupos de cultura existentes.

Contudo, não resta dúvida que foi a competência com que assistia aos seus pacientes, a sua principal contribuição para nosso povo. Através de suas mãos veio a vida, a cura, a saúde e conforto de nossa gente. Em uma época difícil, Amarante tinha o privilégio de ter uma saúde pública de muita qualidade, e isso muita se dava pelo fato de tê-lo como gestor de uma excelente equipe de saúde. Muitas vidas foram recuperadas, muitas situações difíceis foram resolvidas. O Médico João de Miranda Peixoto, teve sempre o respeito e a confiança da população amarantina. Foram muitos os seus feitos, as dores revertidas em alegrias. Amarante e cidades circunvizinhas lhe entregavam a vida com confiança. Foi desses seu feitos que surgiu o dito popular: “Se o Miranda mandar um paciente pra Teresina não volta vivo”. Era notável, como crescia o seu respaldo. A cada dia o médico se tornava mito, os fatos viravam história. Amarante ficou pequeno para este grande médico e outras cidades como: São Francisco do Maranhão, Regeneração, Palmeirais, Angical, São Pedro, Agua Branca, Lagoinha, buscaram também compartilhar suas habilidades medicinais.

JOÃO DE MIRANDA PEIXOTO, ou simplesmente, DR. MIRANDA, para quem viu, e conviveu, a constatação e a veracidade de uma lenda. De um homem que fez história pelos feitos, pela presença marcante nas horas mais difíceis da vida de nosso povo, onde sorriu e chorou diariamente conosco. Foi uma entrega total em serviço da vida. Foi admirado, endeusado, reverenciado, elogiado e por isso será sempre lembrado pela arte de exercer com muito carinho a profissão de médico. Miranda, deixa um legado, recheado do amor como exercia a sua profissão. São inúmeros aqueles que se sentem honrado com seu trabalho.

Aos 15 dias do mês de janeiro deste corrente ano, o nosso grande médico vitimado de uma forte pneumonia deu entrada no Hospital de Tratamento Intensivo (HTI) para no mesmo ambiente em que derramou seu suor pela vida, consumar a sua redentora caminhada rumo a eternidade. E assim 05:30 h da aurora do dia 04 de fevereiro de 2021, após 20 dias internado, o fecha certeira da dor e da tristeza atinge o âmago de nossa cidade, quando desfalece aquele que construiu sua vida remediando as nossas vidas. Amarante sente a perda deum o homem tido como mito e que agora nos possibilita iniciar uma nova lenda em nossa rica história cultural.

Portanto, meus irmãos e irmãs, foram quase 50 anos de Amarante. A cidade que recebeu de Deus um jovem promissor agora devolve um profissional consolidado. Que pela grandeza de seu trabalho e tornou querido por um povo. Por tudo aquilo que aqui fez, podemos afirmar: são muitas vidas que participaram deste roteiro, são inúmeros os personagens que gostaria de demonstrar a sua gratidão. São muitos os seu feitos.

Agora, o nosso protagonista volta ao pó de onde um dia saiu moldado pelas mãos do criador. E aos 81 anos de vida, parte para Deus, o médico que nasceu para a vida. E certamente mesmo morto continuará sempre vivo em nossas lembranças e nos anais que conta a história desta cidade.

Louvado seja para sempre o nosso bom Senhor Jesus Cristo!

Prof. João Filho
Amarante (PI), 10/02/2021

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário