À medida que a guerra entra no seu 468º dia, estes são os principais desenvolvimentos.
Esta é a situação na terça-feira, 6 de junho de 2023.
Brigando
- A Rússia afirmou que suas forças frustraram uma ofensiva de “grande escala” na região ucraniana de Donetsk, matando 250 soldados e destruindo tanques e veículos blindados.
- Hanna Maliar, vice-ministra da Defesa da Ucrânia, disse que as alegações da Rússia de que a Ucrânia havia começado sua contra-ofensiva foram feitas para desviar a atenção das perdas de Moscou em torno de Bakhmut, que continua sendo o “epicentro das hostilidades”.
- Oleksandr Syrsky, comandante das forças terrestres da Ucrânia, disse que as forças ucranianas estavam “avançando” perto de Bakhmut, que a Rússia afirma ter capturado no mês passado.
- Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner da Rússia, disse que as forças ucranianas retomaram parte do assentamento de Berkhivka, ao norte de Bakhmut. Falando em uma mensagem de áudio, Prigozhin, que criticou a liderança militar da Rússia, disse que a perda foi uma “desgraça”.
- Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, na Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia, disse que houve confrontos no lado russo da fronteira depois que grupos armados lançaram mais ataques transfronteiriços a partir da Ucrânia. Moscou disse que alvejou os “terroristas” com fogo de artilharia.
- O anti-Kremlin Russian Volunteer Corps e a Freedom of Russia Legion divulgaram um vídeo dizendo que haviam feito prisioneiros de guerra russos durante suas incursões. O clipe de um minuto e 26 segundos mostrou o que parecia ser cerca de uma dúzia de soldados russos, com dois deles deitados em leitos de hospital. Gladkov disse que estava pronto para negociações para recuperar “nossos homens”.
- O Ministério da Defesa da Rússia disse que repeliu uma tentativa ucraniana de cruzar a região de Belgorod, de acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti. Moscou disse que “mais de 10” combatentes ucranianos foram mortos em ataques aéreos e de artilharia.
- Dois drones caíram em uma rodovia na região russa de Kaluga, que fica ao sul de Moscou, com o governador dizendo na segunda-feira que nenhum explosivo foi detonado.
Diplomacia
- O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que uma declaração do conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, pedindo discussões bilaterais sobre o controle de armas foi “positiva”. Na sexta-feira, Sullivan disse que os EUA cumpririam os limites de armas nucleares estabelecidos no Novo Tratado START até que expire em 2026 se a Rússia fizesse o mesmo.
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reuniu-se com o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, em Kiev e discutiu os preparativos para uma cúpula da OTAN em julho, bem como a fórmula da Ucrânia para acabar com a invasão russa.
- A União Europeia impôs sanções a nove autoridades russas envolvidas na prisão do ativista da oposição Vladimir Kara-Murza. Ele foi preso em abril por 25 anos depois de ser considerado culpado de traição e denegrir os militares depois de criticar a guerra da Rússia na Ucrânia.
- O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que não vê perspectiva de estender o acordo de exportação de grãos do Mar Negro, que deve expirar em meados de julho, informaram agências de notícias russas.
- A UE estenderá até 15 de setembro as restrições às importações de produtos agrícolas ucranianos impostas por cinco estados membros que buscam proteger seus agricultores.
- O cardeal italiano Matteo Zuppi chegou a Kiev em uma “missão de paz” de dois dias, informou o Vaticano em comunicado.
armas
- O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, disse que pediria esclarecimentos à Ucrânia sobre relatos de que rifles fabricados na Bélgica foram usados por forças pró-ucranianas em Belgorod.
- O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que a Ucrânia tem armas suficientes para sua contra-ofensiva contra a Rússia e que a operação dará ao país a vitória necessária para ingressar na Otan.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post