Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 464

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 464

Internacional

À medida que a guerra entra em seu 464º dia, aqui está uma olhada nos principais desenvolvimentos.

Esta é a situação na sexta-feira, 2 de junho de 2023.

Brigando

  • Autoridades ucranianas disseram que pelo menos três pessoas, incluindo uma menina e sua mãe, foram mortas em um ataque com mísseis russos em Kiev.
  • O governador da região de Belgorod, na Rússia, disse que um suposto bombardeio ucraniano na cidade de Shebekino feriu nove pessoas e danificou edifícios. Belgorod faz fronteira com a região de Kharkiv, na Ucrânia.
  • O Ministério da Defesa da Rússia disse ter repelido três ataques transfronteiriços perto da cidade, acusando a Ucrânia de usar o que disse serem “formações terroristas”. A Ucrânia nega que seus militares estejam envolvidos nas incursões.
  • O Corpo de Voluntários Russos (RVC), um grupo paramilitar de extrema direita de etnia russa que apoia a Ucrânia, postou imagens nas redes sociais de combatentes disparando armas e disse que uma “segunda fase” de incursões havia começado.
  • O Institute for the Study of War (ISW), um think tank com sede em Washington, DC, disse que os comandantes militares russos provavelmente ordenaram que os combatentes chechenos assumissem a liderança nos combates na guerra da Ucrânia.
  • Em um novo vídeo, o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, condenou os “palhaços” do exército russo e disse que suas tropas mercenárias tirariam um mês de descanso depois de deixar Bakhmut em 5 de junho.
  • Investigadores russos disseram estar procurando um terceiro suspeito do assassinato em abril do popular blogueiro pró-guerra Vladlen Tatarsky em uma explosão em um café em São Petersburgo.

Diplomacia

  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reiterou seu apelo em uma reunião na Moldávia para que seu país ingressasse na OTAN e na União Européia, mas a aliança de segurança permaneceu dividida.
  • Zelenskyy disse que conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o plano de paz da Ucrânia
  • O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a aliança está estudando como aumentar o status de não-membro da Ucrânia na aliança e está preparando uma estrutura para compromissos de segurança após o fim da guerra.
  • O presidente dos EUA, Joe Biden, disse estar confiante de que a Suécia ingressará na OTAN “o mais rápido possível”, apesar da Turquia e da Hungria continuarem a bloquear a adesão do país.
  • O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva reiterou as críticas de seu país à invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, mas disse que estava tentando permanecer neutro para poder mediar possíveis negociações de paz.
  • O Ministério de Renovação e Infraestrutura da Ucrânia disse que o acordo de exportação de grãos do Mar Negro foi interrompido novamente porque a Rússia bloqueou o registro de navios para todos os portos ucranianos.
  • Um porta-voz das Nações Unidas disse que a Rússia informou às autoridades que supervisionam o acordo de grãos do Mar Negro que limitaria o registro de navios ao porto de Pivdennyi, na província ucraniana de Odesa, até que todas as partes concordassem em desbloquear o trânsito de amônia russa. O porta-voz Stephane Dujarric disse que a situação era “muito séria”.
  • Uma reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na África do Sul foi ofuscada por questões sobre se o presidente russo, Vladimir Putin, será preso se comparecer à cúpula do bloco em agosto.
  • O Ministério das Relações Exteriores do Canadá anunciou sanções contra oligarcas, empresários e políticos da Moldávia por causa de suas conexões com a Rússia e para impedir supostos esforços russos de desestabilização na região.
  • O Departamento de Defesa dos EUA disse em comunicado que compraria o serviço de comunicações por satélite Starlink de Elon Musk para a Ucrânia.

armas

  • Zelenskyy pediu aos líderes europeus uma “coalizão” de sistemas de defesa aérea Patriot e caças modernos em um discurso a outros líderes europeus. Ele disse que eles seriam “componentes decisivos” na guerra.
  • A Holanda quer comprar mais dezenas de tanques Leopard 1 para a Ucrânia, informou a agência de notícias holandesa ANP, citando fontes.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa