Last updated on 25 de abril de 2025
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, entre os dias 14 e 17 de abril, uma ação policial intitulada como operação “Megatron III”, que visa combater o furto de energia elétrica nos municípios da região leste maranhense. Durante os dois dias, os municípios de Timon, Codó e Matões receberam as ações da polícia.
O objetivo da ação policial foi combater adulterações em equipamentos de medição, desvios de energia elétrica, ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, além de identificar as irregularidades e os responsáveis pelas intervenções.
Durante a operação, foram identificados diversos medidores de energia danificados em área urbana, comprometidos pelo uso de um aparelho conhecido como “Megatron”, que tem como finalidade manipular o registro correto do consumo de energia elétrica. Os principais alvos da ação foram estabelecimentos comerciais, como padarias, salões de beleza e mercados, além de residências localizadas na região.

Na ocasião, foram realizadas 9 autuações: sete em Timon, uma no município de Codó e uma em Matões, e foram efetuadas seis prisões em flagrante. Durante as buscas, também foram identificadas outras irregularidades, o que provocou a abertura de investigações mais detalhadas. A SEIC continua trabalhando para esclarecer todos os casos.
Vale destacar que a ação de combate às ligações clandestinas de energia foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) e contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes da Equatorial Maranhão.

Leia também:
- Preso suspeito de assaltar e ameaçar mulher em Timon
- Quatro armas são apreendidas e um suspeito é preso em ação da Polícia Civil em Timon
- Polícia Federal investiga esquema de fraude de R$ 3 milhões no INSS em Teresina e Timon
Fonte: Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post
