Press "Enter" to skip to content

Fortes chuvas alagam ruas de Teresina, danificam semáforos e deixam Samu indisponível

Last updated on 2 de março de 2024

Uma forte chuva que atingiu Teresina na noite de domingo (18) e madrugada desta segunda-feira (19) causou diversos transtornos na capital. Ruas e avenidas ficaram alagadas, semáforos foram danificados e o número 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ficou indisponível.

Anunciantes Somos Noticia

Moradores do bairro Satélite, na Zona Leste da capital, registraram imagens de ruas completamente tomadas pela água e com forte correnteza. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 132 milímetros de chuva acumulados em Teresina, sendo 80.6 mm apenas na região leste da cidade, em um intervalo de 12 horas.

A forte chuva também danificou semáforos em diversos pontos da cidade. Um dos mais afetados foi o cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Professor Valter Alencar, na Zona Sul.

Leia também no Somos Notícia:

O Samu de Teresina teve o número 192 indisponível devido à forte chuva. A Fundação Municipal de Saúde divulgou números alternativos para atendimento: (86) 99420-8413; (86) 99448-3700 e (86) 99435-1484.

Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), três sistemas estão atuando em conjunto e causando as fortes chuvas no estado. São eles: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), os ventos do oeste e o El Niño.

A climatologista também alertou para a baixa confiabilidade nas previsões meteorológicas para os próximos dias. “Isso se deve à influência do El Niño e das mudanças climáticas”, explicou. “No entanto, as chuvas tendem a permanecer com maior regularidade nos meses de fevereiro e março”, afirmou.

A Prefeitura de Teresina informou que está trabalhando para minimizar os impactos da chuva na cidade. Equipes da Defesa Civil e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) estão atuando nas áreas mais afetadas.

A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil e evitar áreas de risco durante as chuvas.

Compartilhe este post
3Shares