Uma forte chuva que atingiu Teresina na noite de domingo (18) e madrugada desta segunda-feira (19) causou diversos transtornos na capital. Ruas e avenidas ficaram alagadas, semáforos foram danificados e o número 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ficou indisponível.
Moradores do bairro Satélite, na Zona Leste da capital, registraram imagens de ruas completamente tomadas pela água e com forte correnteza. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 132 milímetros de chuva acumulados em Teresina, sendo 80.6 mm apenas na região leste da cidade, em um intervalo de 12 horas.
A forte chuva também danificou semáforos em diversos pontos da cidade. Um dos mais afetados foi o cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Professor Valter Alencar, na Zona Sul.
Leia também no Somos Notícia:
O Samu de Teresina teve o número 192 indisponível devido à forte chuva. A Fundação Municipal de Saúde divulgou números alternativos para atendimento: (86) 99420-8413; (86) 99448-3700 e (86) 99435-1484.
Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), três sistemas estão atuando em conjunto e causando as fortes chuvas no estado. São eles: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), os ventos do oeste e o El Niño.
A climatologista também alertou para a baixa confiabilidade nas previsões meteorológicas para os próximos dias. “Isso se deve à influência do El Niño e das mudanças climáticas”, explicou. “No entanto, as chuvas tendem a permanecer com maior regularidade nos meses de fevereiro e março”, afirmou.
A Prefeitura de Teresina informou que está trabalhando para minimizar os impactos da chuva na cidade. Equipes da Defesa Civil e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) estão atuando nas áreas mais afetadas.
A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil e evitar áreas de risco durante as chuvas.
Compartilhe este post