A Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado (17) a primeira etapa de formação de professores de 2025 para o Programa Mais Tempo na Escola. A iniciativa, segundo o órgão, visa a extensão da carga horária escolar e a qualificação dos educadores da rede municipal para uma educação integral mais rica e completa.
O encontro, realizado na Escola Municipal Prefeito Helcias Lira, reuniu dezenas de profissionais do Ensino Infantil e Fundamental (1º ao 9º ano). Os educadores das zonas urbana e de comunidades rurais como Conceição, Emparedade e Piripiri receberam o primeiro módulo de capacitação, focado em um novo material didático que será aplicado nas próximas duas semanas.
Valmar Moura, supervisor de recursos humanos e financeiros da secretaria, destacou a importância do programa. “Hoje marca o começo de um ciclo de desenvolvimento profissional docente em Amarante. O ‘Mais Tempo na Escola’ não é apenas sobre aumentar o tempo do aluno na instituição, mas sobre enriquecer esse período com aprendizado significativo e diversificado”, disse ele.
Currículo Abrangente para uma Formação Completa
O Programa Mais Tempo na Escola Amarante contempla obrigatoriamente o reforço nas áreas de Português e Matemática para todos os estudantes. Além disso, a formação de professores em Amarante, Piauí, prepara os educadores para lecionar componentes essenciais para a cidadania e o desenvolvimento regional.
Entre os destaques do currículo expandido estão:
- História e Geografia do Piauí: Para que os alunos conheçam e valorizem suas raízes e o contexto sociocultural do estado e da cidade de Amarante;
- Empreendedorismo: Direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano, este módulo conta com o apoio fundamental do Sebrae na formação dos colaboradores que ministrarão as aulas, incentivando uma visão proativa e inovadora desde cedo;
- Cultura e Identidade: Promovendo o reconhecimento e a valorização das manifestações culturais locais;
- Expansão do Currículo: Conta também com oficinas de Lingua Portuguesa e Matemática; e
- Atividades Complementares: O programa também inclui a implementação e manutenção de hortas escolares e a prática de esportes, promovendo saúde e contato com o meio ambiente.
Leia também:
- Educação em Amarante ganha novo impulso com inauguração da sede da SEMED
- Amarante em destaque: projeto TEAcolher é premiado em seminário do Cosems 2025, em Teresina
- Saúde de Amarante apresenta projeto TEAcolher na ’10ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS’, em Teresina
- Tarso Campelo assume comando da seleção com a missão de revitalizar o futebol de Amarante
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
