O Flamengo pode garantir o título do Brasileirão de 2025 já nesta terça-feira (03). O Rubro-Negro, líder isolado com 75 pontos após 36 rodadas, tem altíssima probabilidade de conquistar o campeonato nacional—cerca de 98,6% a 99% de chances—e pode coroar a temporada com o eneacampeonato.
O Maracanã será palco deste jogo decisivo pela 37ª rodada da Série A. O confronto contra o Ceará, marcado para as 21h30 (horário de Brasília), é considerado a partida decisiva onde uma vitória simples do time comandado por Filipe Luís sela o título antecipado do Flamengo, independentemente dos resultados paralelos.
Leia também:
- Rodada decisiva define matemática do título entre Flamengo e Palmeiras
- Flamengo atropela Bragantino por 3 a 0 e se mantém na liderança do Brasileirão
O que o Flamengo precisa para ser campeão hoje?
Para assegurar a taça com uma rodada de antecedência, o Flamengo precisa conquistar os três pontos contra o Ceará. Caso some a vitória, a garantia matemática é imediata. Se o Rubro-Negro empatar ou perder, ainda pode ser campeão hoje se o vice-líder Palmeiras (70 pontos) não vencer o Atlético-MG. As combinações de cenários mantêm o time com o título, mesmo sem pontuar nas duas últimas rodadas, devido ao maior número de vitórias.
Ceará luta para se afastar do Z-4
Enquanto a festa do título do Brasileirão se desenha no Rio de Janeiro, o adversário do Rubro-Negro enfrenta uma luta crucial contra o rebaixamento. O Ceará ocupa a 14ª posição, apenas dois pontos acima da zona de queda. O técnico Léo Condé reconhece a campanha instável do Vozão e projeta o duelo como decisivo para selar a permanência na elite do futebol nacional. O time embarcou para o Rio de Janeiro com o objetivo de surpreender o embalado Flamengo.
Escalações e Desfalques
O Flamengo, que chega com quase força máxima para o confronto crucial, terá como principal desfalque o atacante Pedro, que se recupera de lesão na coxa esquerda.
A escalação provável do Flamengo sob o comando de Filipe Luís é:
- Rossi; Varela, Danilo (ou Léo Ortiz), Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Arrascaeta; Plata (ou Luiz Araújo), Carrascal (ou Cebolinha/Lino), Bruno Henrique.
Já o Ceará também enfrenta baixas. O time terá três desfalques confirmados — o zagueiro Willian Machado e o lateral Matheus Bahia (suspensos por terceiro cartão amarelo) e o atacante Pedro Henrique (lesão muscular na coxa esquerda).
A provável escalação do Ceará é:
- Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Marllon, Nicolas (ou Rafael Ramos); Dieguinho, Zanocelo, Lucas Mugni; Galeano, Fernandinho, Pedro Raul.
Além disso, seis jogadores do Ceará estão pendurados e correm o risco de suspensão para a última rodada.
Embora o foco seja no Flamengo, a rodada 37ª também define o Vasco, que praticamente zerou o risco de queda após golear o Internacional. O Vasco, que ocupa a 11ª posição, joga em São Januário contra o Mirassol e precisa de ao menos um empate para selar matematicamente a permanência na Série A, já que suas chances de rebaixamento são praticamente nulas (0,004%).

Be First to Comment