A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu oficialmente na noite dessa quarta-feira (30) o Festival Viva Amar 2025, com diversas atividades, incluindo a corrida “Bora Amar, Bora Correr” e apresentações culturais. O prefeito Adriano, presente, destacou a programação ampliada que impulsionará a economia e a cultura local. “Tudo aconteceu de forma bem robusta e de forma eficiente para o nosso povo”, disse ele. A cerimônia de abertura teve a presença de assessores, secretários municipais e vereadores.
O Festival Viva Amar 2025 iniciou com a “Feirinha do Cais da Alegria”, nos dois últimos finais de semana de abril, exibindo a culinária, artesanato e a identidade cultural de Amarante à beira do Rio Parnaíba. Nos dias 28 e 29, a “Ação Itinerante nas Secretarias” levou serviços gratuitos como beleza, apoio jurídico, vacinação e suporte à agricultura familiar na Escola Antônio Gramoza, beneficiando a população local. Em entrevista ao Somos Notícia, o prefeito Adriano classificou essas ações como “bem robustas e eficientes para o nosso povo”.
A gente pôde apreciar a culinária amarantina, o artesanato e a nossa identidade cultural, que é o calor humano que só o povo de Amarante tem”, disse o gestor.
Evento esportivo na abertura do Festival Viva Amar
A abertura oficial do Festival Viva Amar desta quarta-feira são em comemoração aos 154 anos de emancipação política de Amarante. O dia começou com o evento esportivo “Bora Amar, Bora Correr”, corrida de atletismo promovendo saúde e competição aos participantes. Apresentações culturais, incluindo Cavalo Piancó, Pagode do Mimbó e danças folclóricas, foram parte das atrações da noite.
Leia também:
- Prefeitura de Amarante leva serviços essenciais à população com ação itinerante ‘Viva Amar para Todos!’
- Feirinha do Cais em Amarante abre programação do Viva Amar 2025
O professor Adriano ressaltou o papel essencial do festival em “aquecer a economia do município” e “gerar emprego e renda”, movimentando todos os setores. Ele convidou a população de Amarante, cidades vizinhas e de todo o Piauí a prestigiar e confraternizar no evento, que segue até 4 de agosto.
No dia 1º, a programação continua com o show do Forró dos Plays. O show do cantor Pablo foi cancelado devido a um acidente fatal com sua produtora, e o prefeito expressou solidariedade, garantindo que a continuidade da programação. O encerramento, no dia 4 de agosto, terá a inauguração do Laboratório Municipal de Saúde, missa, culto ecumênico e um show do cantor Natan, o original, com bandas locais.
O Festival Viva Amar 2025 é, nas palavras do professor Adriano, “mais do que um evento cultural”, uma ação integrada de governo que abrange cultura, esporte, saúde, assistência social e desenvolvimento econômico, representando união e orgulho para Amarante.
“Aproveitamos a oportunidade para convidar toda a população de Amarante, convidar a população da região, das cidades vizinhas, convidar o Piauí para vir prestigiar e confraternizar conosco”, finalizou o prefeito.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
