No Dia da Consciência Negra, a população de Amarante e de vários municípios do Piauí compareceu ao Quilombo Mimbó para o XVII Festival da Cultura Afro 2020/2021, evento que contou com vasta programação, a partir das 10h deste sábado (20). O festival tem o apoio da Prefeitura Municipal de Amarante, através das secretarias de Cultura e Assistência Social.
Diversas apresentações fizeram parte da programação, incluindo o desfile para a escolha da Musa do Mimbó, do Mister Beleza Negra e da Miss Beleza Negra.
Membros da Igreja Evangélica do quilombo participaram com a apresentação do Lírio do Vale – grupo de jovens da Assembleia de Deus. Houve, ainda no início da programação, apresentações de capoeira com crianças – do projeto Aladim Abadá Capoeira de Floriano.
A programação trouxe para o público exibições de umbanda – dos filhos e filhas de Jorge, o musical de 150 anos de Amarante – organizado pelo coreógrafo Valdemar Santos, além de uma apresentação de dança com jovens integrantes da equipe do coreógrafo Júlio Dance.
A Prefeitura de Amarante, apoiadora do festival, realizou ações de inclusão social e empoderamento de mulheres quilombolas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo o coordenador Tuquinha, “o objetivo é a formação, fortalecimento e resgate de tradições culturais”. Como parte das ações, foram realizadas uma oficina de turbantes e sorteio de brindes afro.
O evento recebeu também o apoio do Quilombo Periperi, que realizou apresentações do pagode com a participação de crianças da comunidade.
“Gostaria que todos contribuíssem de forma participativa com a valorização e desenvolvimento da nossa riquíssima cultura. Hoje, no Dia da Consciência Negra, o nosso lema é que nossa luta não pare a nossa luta”, disse Rodrigo Mimbó, da organização do evento.
Concluindo a programação, à tarde o público terá música ao vivo com o professor Jardel Viana – de Floriano. Todo o evento está previsto para ser finalizado às 18h.
O Festival da Cultura Afro chega à sua 17ª edição depois de um ano sem a realização do evento por causa da pandemia. A programação
Festival da Cultura Afro no Mimbó
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia