A comunidade católica de Amarante participou da Recitação da Coroa do Divino e Procissão Luminosa neste sábado, 23, durante os festejos do Divino Espírito Santo. Ao todo, sete famílias receberam a visita do Cortejo, que teve o percurso finalizado na Igreja Matriz de São Gonçalo, por volta das 20h.
O evento conta anualmente com a participação de turistas de todo o Brasil, o que representa um aumento considerável das festividades a cada ano. “Tenho certa aproximação com o Marcelino Barroso, inclusive fui muito bem recebido em Amarante. Este ano eu não pude deixar de participar desta linda festa”, afirmou o jornalista cearense Gilmar de Carvalho.
A Recitação, antecedendo o cortejo imperial deste domingo, 24, teve início na residência do casal Luiz Augusto e Irismar, na Avenida Desembargador Amaral, por volta das 19h. O encerramento do Tríduo aconteceu com a Missa da Vigília de Pentecostes, presidida pelo pároco Tertuliano Alves.
Para a professora Rita Soares, vinda de Teresina, é necessária a participação da comunidade e visitantes para manter a beleza religiosa e cultural do evento. “Eu sempre que posso, venho a Amarante. Essa festa é um orgulho para nós piauienses. É uma tradição que precisa se manter viva!.”
Durante a Procissão nas ruas e avenidas de Amarante, os músicos animaram o tradicional cortejo ao som da rabeca, do tambor e do violão. Os fiéis acompanharam a Procissão com os sete dons do Divino nas bandeiras (Ciência, Temor de Deus, Sabedoria, Piedade, Entendimento, Fortaleza e Conselho).
A Missa da Vigília foi acompanhada pelos músicos solistas do Quarteto da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST).
Edição, postagem e fotos: Denison Duarte