A comunidade católica do bairro Areias participou maciçamente nessa quinta-feira (03) da segunda noite dos Festejos da padroeira Nossa Senhora de Lourdes.
A novena teve como noitantes a Pastoral da Misericórdia, Rua João Rosa, Balão, Alto Alegre, bairro Várzea, Bonito, Poço Dantas, Gado Bravo, Unha de Gato, Nova Olinda, Ponta da Várzea e Assentamento Hamilton Fonseca.
Nesta quinta-feira (04), os noitantes são: Liturgia, Catequese, Vila Nova, Rua da Jurema, Descansos I e II e Chapada dos Marcos.
A Igreja Católica celebra nesse dia São Brás de Sebaste, que foi médico, prestando relevantes serviços à sociedade. Ele viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio.
São Brás foi preso e, ao se dirigir para o martírio, teria curado uma criança de colo que estava morrendo engasgada com uma espinha de peixe na garganta. Ele parou e pediu a Deus em oração, obtendo a criança o benefício da cura. São Brás se tornou o protetor das doenças da garganta.
Durante a celebração da missa nessa segunda noite, o padre Francisco Adriano fez o rito de São Brás com benzimento das gargantas de todos os fiéis presentes, razão pela qual a capela contou com grande número de crianças nessa segunda noite dos festejos. A tradição católica está presente em várias partes do mundo em várias partes do mundo.
Os primeiros momentos dos festejos do bairro Areias aconteceram com queima de fogos de artifício e uma passeata pelas ruas de Amarante.
Fotos: João Filho, Janaira e Francisca Borges