O líder do Forza Italia volta para casa após 45 dias de tratamento para uma infecção pulmonar ligada à leucemia crônica.
O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu alta de um hospital em Milão, onde foi internado há mais de seis semanas, sofrendo de uma infecção pulmonar ligada à leucemia.
O bilionário magnata da mídia de 86 anos deixou o Hospital San Raffaele na sexta-feira sem fazer comentários.
A mídia italiana mostrou filmagens e fotos de Berlusconi sendo levado em uma limusine escura sorrindo e acenando para os repórteres que esperavam do lado de fora do hospital pouco depois das 13h (11h no horário de Brasília).
Berlusconi foi internado em 5 de abril e passou a primeira semana e meia na UTI antes de ser transferido para uma enfermaria normal.
Embora raramente apareça em público, Berlusconi atualmente atua como senador e como presidente de seu partido de direita Forza Italia (Forward Italy), um parceiro minoritário no governo de coalizão do primeiro-ministro Giorgia Meloni.
Meloni o visitou no hospital no domingo, dizendo depois que ele estava “de excelente humor” e ainda trabalhava “incansavelmente”.
“Vai Silvio”, disse ela no Twitter na sexta-feira. “Esperamos vocês no campo, para travarmos muitas batalhas juntos”.
Ele também recebeu a visita de seu vice da Forza Italia, ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, e do aliado da coalizão Matteo Salvini, líder do partido anti-imigração Lega (Liga).
“Bem-vindo ao lar, Grande Silvio”, twittou Salvini na sexta-feira, enquanto Tajani disse a Berlusconi no Twitter: “Estamos todos felizes por você ter voltado para casa”.
Endereço do vídeo
O ex-primeiro-ministro esperava receber alta no início deste mês a tempo de uma convenção do Forza Italia em Milão, mas acabou fazendo um link de vídeo de declaração final de seu quarto de hospital.
Elegantemente vestido e sentado atrás de uma mesa com a bandeira de seu partido e a bandeira italiana atrás dele, ele agradeceu aos membros pelo apoio, “que mais do que tudo me ajudou a superar uma pneumonia muito perigosa”.
Berlusconi foi primeiro-ministro três vezes entre 1994 e 2011, mas dominou a vida pública italiana por muito mais tempo, como empresário e magnata da mídia e como proprietário do clube de futebol AC Milan.
Sua carreira também foi marcada por escândalos e problemas legais, que nos últimos 10 anos se concentraram em processos relacionados a suas notórias festas sexuais “Bunga Bunga”.
‘A provação mais difícil’
Sua saúde também tem sido uma preocupação crescente.
Berlusconi esteve no hospital por 11 dias por pneumonia relacionada ao COVID em setembro de 2020, após contrair o vírus durante as férias na Sardenha. Ele o descreveu como “talvez a provação mais difícil da minha vida”.
Depois de ser internado para tratamento de uma infecção pulmonar no mês passado, os médicos revelaram que ele tinha “leucemia mielomonocítica crônica”, um tipo raro de câncer no sangue.
A doença, que afeta principalmente os idosos, começa nas células formadoras de sangue da medula óssea e passa a invadir o sangue.
O câncer de Berlusconi estava em uma “fase crônica persistente” e ainda não havia se transformado em “leucemia aguda”, disseram os médicos.
Em março, Berlusconi foi internado no mesmo hospital de Milão onde passou quatro dias.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post