Faleceu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos, o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso. Ele estava internado no Hospital Orizonti, onde tratava de um câncer. A informação foi divulgada pelo portal de notícias Estado de Minas. Newton Cardoso foi o 41º governador de Minas Gerais, com mandato entre 1987 e 1991.
Trajetória Política
Newton Cardoso teve uma longa trajetória política, tendo sido também vice-governador no mandato de Itamar Franco. Ele era filiado ao MDB. Antes de se tornar governador, Newton Cardoso foi prefeito de Contagem por duas vezes (1972-1976 e 1983-1988). Foi também Deputado Federal. Sua carreira política começou em Contagem, onde trabalhou na empresa de mineração Magnesita.
Causa da Morte
O ex-governador de Minas Gerais faleceu em decorrência de um câncer, enquanto estava internado no Hospital Orizonti. Antes de sua morte, já havia sido noticiado que ele estava internado.
Legado
Durante seus mandatos como prefeito de Contagem, ele criou a Companhia Urbanizadora de Contagem (Cinco) e a Fundação de Assistência Médica de Contagem (Famuc), e promoveu uma reforma tributária. Foi também o criador do projeto Complementação Urbana de Recuperação Acelerada (Cura), no bairro Eldorado e construiu a Avenida João César de Oliveira, que interliga o município à capital Belo Horizonte.
Velório
O velório de Newton Cardoso será realizado nesta segunda-feira, a partir das 7h, no Palácio da Liberdade e aberto ao público.
Nascido na Bahia, Newton Cardoso veio para Belo Horizonte aos 16 anos. Ele também participou do Movimento Estudantil contra a ditadura.
O falecimento de Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, marca o fim de uma era na política mineira. Sua trajetória política, marcada por importantes realizações e passagens por diversos cargos, deixa um legado significativo para o estado.
Compartilhe este post