EUA lançam primeiro voo de deportação para Cuba desde COVID-19 |  Notícias de Migração

EUA lançam primeiro voo de deportação para Cuba desde COVID-19 | Notícias de Migração

Internacional

Os EUA prevêem um aumento nas chegadas em sua fronteira sul com o México à medida que as restrições do COVID-19 expiram.

Os Estados Unidos enviaram seu primeiro voo de deportação para Cuba desde 2020, meses depois que a nação insular concordou – pela primeira vez desde a pandemia do COVID-19 – em aceitar voos transportando cubanos capturados na fronteira EUA-México.

“Em 24 de abril, a Imigração e Alfândega dos EUA retomaram o processamento normal de remoções para cidadãos cubanos que receberam ordens finais de remoção”, disse um porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS) em um comunicado por e-mail.

O governo cubano confirmou a chegada do voo, dizendo no Twitter que incluía 40 cubanos interceptados em barcos e 83 detidos na fronteira EUA-México.

A Reuters noticiou pela primeira vez no final do ano passado que Cuba concordou em dar às autoridades americanas uma ferramenta nova, mas limitada, para deter um número recorde de atravessadores da fronteira cubana.

Depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, adotou medidas de segurança de fronteira mais restritivas em janeiro, o número de cubanos e outros requerentes de asilo e migrantes capturados na fronteira despencou.

No entanto, o governo Biden está se preparando para um possível aumento nas travessias ilegais com as restrições do COVID na fronteira EUA-México definidas para serem suspensas em 11 de maio. O governo dirá mais sobre seus preparativos esta semana, disse o secretário do DHS, Alejandro Mayorkas, a repórteres na quinta-feira.

Autoridades americanas e cubanas discutiram questões de migração no início deste mês, enquanto o governo Biden se preparava para o fim das restrições de fronteira da era COVID que impediram os cubanos de entrar nos Estados Unidos vindos do México nos últimos meses.

A embaixada dos EUA em Havana retomou o processamento total de vistos de imigrante e os serviços consulares em janeiro pela primeira vez desde 2017, em uma tentativa de conter o número recorde de cubanos tentando entrar nos Estados Unidos vindos do México.

“Os Estados Unidos continuam incentivando os cubanos a usar processos legais”, disse o porta-voz do DHS na segunda-feira.

O governo Biden começou em janeiro a expulsar cubanos, haitianos e nicaraguenses que cruzavam a fronteira EUA-México sob restrições conhecidas como Título 42, ao mesmo tempo em que abriu novos caminhos legais para esses grupos.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa