Destaque nas olimpíadas de Astronomia, a Unidade Escolar Luis Teixeira, localizada no município de Luzilândia, tem recebido bolsas de treinamento para que seus alunos possam se preparar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Ofertada por meio do programa Auxílio Brasil (Cadastro Único), a bolsa de R$ 1.000,00 dividida em 10 parcelas de R$100,00 mensais, beneficia 4 estudantes de Luzilândia com um treinamento on-line, durante todo o ano, feito pelo Ministério de Ciências e Tecnologia.
A instituição de ensino, que já representou o Piauí em 2019, recebendo medalha de prata, e também em 2022, sendo medalhista de ouro e somando atualmente 180 certificados de participação, proporciona aos estudantes de Luzilândia uma forte preparação para as Olimpíadas. Preparados pelo professor da disciplina de Física, Leonardo Lopes, com o apoio dos demais professores, coordenação e gestão, os alunos passam o ano produzindo e lançando foguetes, realizando experiências e revisando conteúdos para que possam estar capacitados para participar da olimpíada nacional no Rio de Janeiro.
A estudante de 16 anos da 1ª série do Ensino Médio, Samla Raquelly Garcia, uma das beneficiadas com a bolsa, revela suas expectativas. “Nesse treinamento, quero aprender mais sobre essa área da Astronomia para adquirir conhecimento e também para que possamos alcançar destaque para a nossa escola, representando o nosso estado. O nosso professor de Física já vem nos auxiliado com alguns assuntos relacionados à Astronomia, em sala de aula”, relata a estudante.
Orgulhosa com os resultados obtidos na escola, Gardênia Boiba agradece o apoio do Secretário de Educação, Washington Bandeira, e da gerente da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), Perpétua Barbosa, por viabilizar os meios necessários para a competição. “Queremos agradecer pelo apoio e ajuda nas despesas da viagem e hospedagem no Rio de Janeiro. Nossa escola também é destaque nas aprovações do ENEM e demais avaliações externas”, finaliza.
OBA e MOBFOG
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Já a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
As inscrições para a OBA e MOBFOG já estão abertas. Professores da disciplina de Física de escolas públicas ou privadas, deverão inscrever os alunos acessando o app.oba.org.br até o dia 01 de maio. A 26ª OBA será realizada no dia 19 de maio, mesma data limite para o lançamento dos foguetes da 17ª MOBFOG.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post